Dumplin – Redescoberta do amor próprio

CAPA_Dumplin_Resenha

Sabe aquele livro que ao terminar de ler te dá uma sensação de que você pode tudo? Um livro que encoraja quem tem não te autoestima, e que aumenta ainda mais daquele que quem tem. Estou falando do livro Dumplin da autora Julie Murphy.

dumplin_messageO livro conta a história de Willowdean, uma adolescente divertida, segura de si, linda e “fora do padrão” imposto pela sociedade.
Willowdean ou simplesmente Will é gorda assumida, tem celulite, e o melhor de tudo, ela é feliz e se aceita do jeito que é.

Will tem uma melhor amiga chamada Ellen, são amigas desde crianças, elas se conheceram através de Lucy – tia de Will – que era uma grande amiga da mãe de Ellen. Desde que se conheceram, Will e Ellen se tornaram inseparáveis. Ellen é o oposto de Will, ela é magra, alta, tem aquela típica beleza americana, porém nada disso atrapalha a amizade das meninas.

Will tem que conviver com uma mãe que é obcecada pelo peso, sua mãe venceu o concurso de beleza Miss Jovem Flor do Texas, em Clover City quando jovem, esse concurso é o evento mais esperado do ano, e isso a faz ser uma referência a todas as jovens que sonham em vencer o concurso, porém não é referência para Will, que mais se parece com sua tia obesa não só no biotipo, mas nos gostos.

Will começa a trabalhar para ajudar em casa, e no trabalho conhece Bo, aquele garoto lindo que é sonho de todas as adolescentes. O que ela não imaginava era que Bo se apaixonaria por ela e se declararia. Eles engatam num romance escondido, esse romance deixa Will insegura e incomodada com sua aparência, pois não se sente digna de estar com uma pessoa assim, afinal, o que um garoto perfeito faz ao lado de uma garota gorda?

Will não aceita se sentir inferior, então decide se inscrever no concurso e sua força de vontade faz quatro meninas totalmente fora do padrão se inspirarem e se inscrever também.

Genteee, eu amei o livro, me identifiquei bastante com a personagem, a coragem dela de estar fora do padrão, de se aceitar e não se intimidar com olhares e piadinhas sem graça. A luta diária contra o bullying, principalmente na época da escola onde tudo é muito a flor da pele.

29432440_1081058435367214_5290258321113088000_n

O livro aborda um tema que eu adoro que é o do o amor próprio em sua descoberta e redescoberta. Fala de amizade, a importância de novas amigas e a valorização da antiga amiga. Fala também da difícil relação mãe e filha, muitas coisas não ditas, um silêncio ensurdecedor entre elas no início por conta das diferenças e que no decorrer da história a relação vai desenvolvendo de maneira muito especial e começamos a ver um outro lado do ser humano, que muitas vezes é vencido pelo medo e pela necessidade da aprovação dos outros. A autora mostra ao leitor uma personagem não perfeita, e isso nos faz perguntar, afinal o que seria a perfeição?

imagesPor conta do livro, conheci Dolly Parton e até curti algumas de suas músicas. Dolly foi uma citação frequente no livro, foi uma herança de tia para sobrinha. Graças a Dolly, Will e Ellen se conheceram e se tornaram amigas, a autora cita tanto que acaba aguçando a curiosidade dos leitores, pelo menos dos que não a conhecem.

Quando li a sinopse achei que iria gostar, agora depois de ler me apaixonei pela forma real que a autora criou a personagem, Will sentia o que todas nós ( pelo menos eu ) sentíamos na época da escola, um misto de auto confiança, amor próprio, receios, medo da exposição e ao mesmo tempo uma vontade louca de apertar o botão do F***-**. Tive vontade de bater no Bo quando Will viu que o caso deles era secreto até pra benefício dele, porém a resposta dada por ela foi bem à altura.

Acho que todas deveriam ler, pois passa uma mensagem muito importante principalmente pra quem é considerado fora dos padrões, Will mostra que a felicidade vai bem além de um corpo sarado, ela deixa claro que é feliz e não tem que se desculpar por ser gorda. As amigas de Will também dão um toque bem especial a história. Então pessoal, não se sintam inferior a ninguém, o que importa é estarmos bem com nós mesmas, todas somos lindas da nossa maneira. Leitura indicada. ♥

Autora: Julie Murphy
Editora: Valentina
Instagram: @andimjulie
Facebook: facebook.com/juliemurphywrites
Amazon

Sinopse

Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo… até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular… e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Beijos Literários,
@betaliteraria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s