‘Alguma Coisa Assim’ – Um filme que busca pela representatividade

13227073_849621088515421_6036276575146760204_n

Em 2006 Mari e Caio eram apenas dois adolescentes, que desbravavam pela noite paulistana, em busca de diversão, entre a barulhenta e caótica metrópole. Mas, o tempo passou e os dois cresceram e amadureceram, mas a relação de ambos continua além de qualquer definição. Mari vive em Berlim, buscando seu espaço, enquanto Caio, está casado na mesma situação de sua amiga.

Durante os anos que se passaram, o enredo permeia entre momentos mais marcantes da vida deste casal de amigos, aonde seus desejos são conflitantes e o relacionamento deles é colocado à prova, e entre Berlim e São Paulo, pode-se acompanhar a transformação e mudanças das cidades, e também dos personagens, com suas dores e os êxitos de viver sem rótulos e etiquetas.

35077749_1368326173311574_7247364605960257536_n

O longa foi dirigido por Esmir Filho e Mariana Bastos, que após quase uma década do primeiro filme, reuniram-se para dar continuidade à trajetória de Mari e Caio. Mergulhando na transformação da relação deles através dos anos e propondo uma reflexão sobre temas atuais, como sexualidade, rótulos, aborto e novas formas de família. Produzido pelas produtoras brasileiras Saliva Shots e Claraluz Filmes, e pela alemã Zak Films, o filme tem roteiro assinado pelos próprios diretores.

‘Alguma Coisa Assim’ foi um curta que escrevi em 2006, que contava a relação entre dois adolescentes descobrindo sentimentos escondidos e vivendo suas primeiras frustrações amorosas em uma Rua Augusta repleta de neons e casas noturnas. Foi um encontro maravilhoso com os atores e Mariana Bastos. Com o tempo, a gente foi acompanhando a transformação da cidade, bem como as questões dos jovens envolvendo sexualidade, relacionamentos contemporâneos e rótulos. Sete anos depois (em 2013), decidimos nos encontrar para criar uma sequência. O que aconteceria com esses mesmos personagens nessa cidade totalmente diferente?”, comenta Esmir.

Sa_D_2102_1_100_1_620x349

A primeira exibição da película foi no Festival de Cinema do Rio, em 2017, onde ele foi premiado como ‘melhor montagem‘, e posteriormente ele levou dois Coelhos de Prata no Festival Mix Brasil – ‘melhor roteiro‘ e ‘melhor interpretação para Caroline Abras’. Ele ainda foi exibido nos Festivais de Guadalajara, Outshine Film Festival e Portland Film Festival, entre outros.

Alguma Coisa Assim’ traz uma geração que indaga por representatividade através de seus próprios questionamentos, através de explorações perante a sua própria vida, rotina e anseios de descobertas que a vida nos coloca em vislumbres.

O longa estreou nesta quinta-feira (2) em alguns cinemas no país, e outros que ainda irá estrear até dia 8/ Agosto. Todavia, não são muitas salas e nem será transmitido em grandes redes de cinema, mas a programação desta primeira semana já encontra-se na página oficial do filme no Facebook.

STILL_SITE_ACA_940x460

Sinopse:

Caio e Mari são dois jovens adultos cujo relacionamento está além de qualquer definição. Ao longo de 10 anos, o enredo transita entre 3 momentos marcantes em que seus desejos estão em conflito e seu relacionamento é posto à prova. Entre São Paulo e Berlim, acompanhamos a transformação das cidades e dos personagens, vivendo as dores e as delícias de uma relação sem rótulos.

Trailer:

 

Ficha Técnica:

Ficção | 2017 | 80’ | Brasil-Alemanha
Direção e Roteiro: ESMIR FILHO e MARIANA BASTOS
Elenco: CAROLINE ABRAS, ANDRÉ ANTUNES, CLEMENS SCHICK, JULIANE ELTING, KNUT BERGER e Participação Afetiva LÍGIA CORTEZ e VERA HOLTZ
Produzido por: ESMIR FILHO, THEREZA MENEZES e FERNANDO SAPELLI
Coprodução: JELENA GOLDBACH
Direção de Fotografia: JUAN SARMIENTO G. (Berlim), MARCELO TROTTA (São Paulo)
Montagem: CAROLINE LEONE
Direção de Som: MARTÍN GRIGNASCHI
Direção de Arte: SANDRA FINK (Berlim), MARCELO ESCAÑUELA (São Paulo)
Figurino: JULIANA ZANETTI/ MARIA BARBALHO (São Paulo) RENATA GASPAR/ SANDRA FINK (Berlim)
Trilha Sonora Original: LUCAS SANTTANA e FABIO PINCZOWSKI

Mais info: Facebook

Por Patrícia Visconti

2 comentários em “‘Alguma Coisa Assim’ – Um filme que busca pela representatividade”

  1. Olá Pessoal, Parabéns…
    Acabo de ler a apresentação e sinopse do filme, e confesso me sentir muito ansioso prá assistir. A narrativa paralela da produção e execução do trabalho, até seu formato final, me conduziu a lembranças e analogias que eu vivia durante esses anos todos, entre os verões tórridos e os invernos cruéis da minha querida eleita NY.
    A ambientação do meu imaginário, me deixou com saudades…
    Valeu !!!
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    *Nota nada a ver…mas já tendo>>>

    Não sei a quem cabe, na extensa equipe de realização dos trabalhos, mas gostaria de sugerir uma Revisão na composição dos textos do release…Há algumas falhas mínimas, que podem servir de “prato-cheio” aos
    maledicentes de plantão…
    Vejo muito amor dedicado aqui, a cada detalhe…
    E vocês merecem um #gran finale !!!
    Sorte & Êxito a Todos,
    Grande Abraço.
    Julio Mathias

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s