3º Santos Film Festival traz diversas atrações de gratuitas em prol da propagação da arte e cultura

29388964_1622838117795876_5508550602377259181_n

O maior festival de cinema da região da baixada santista; a terceira edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos; divulgou nesta semana a lista completa da programação do evento, que terão mais de 90 filmes que serão representados por 14 cidades de nove estados brasileiros, que além do Brasil, outros oito países também terão espaço na programação.

39746436 1812069762206043 1488951770091618304 nO 3º Santos Film Fest começa no dia 28 de agosto e vai até dia 05 de setembro em 15 espaços da cidade de Santos, como Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Cine Arte Posto 4, Cine ZN, Museu da Imagem e do Som de Santos, Cinemateca de Santos, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, São Judas Campos Unimonte, Estação da Cidadania, Instituto Arte no Dique, Open House Idiomas, Shopping Pátio Iporanga e Sesc Santos.

Neste ano o festival homenageia o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, nascido da cidade litorânea, que já assistiu mais de 53 mil filmes e cobriu 35 cerimônias do Oscar, sendo o pioneiro de diversas maneiras em sua profissão e também o festival homenageará a Eliane Caffé, cuja filmografia aborda questões relativas ao direito de moradia, de identidade, do tratamento dado a refugiados, sejam eles os estrangeiros que chegam ao Brasil, ou os próprios brasileiros que são obrigados a deixar suas terras ou buscam estabelecer-se em espaços em desuso.

39969070 1812069712206048 5709606631403159552 nO projeto do festival de cinema que é organizado pelo jornalista André Azenha (grande influência cultura e da sete arte em Santos) e a fotografa Paula Cagnani que abordará os temas “Qual Mundo Desejamos?”, tendo em vista a necessidade de reflexão e debate em torno questão fundamentais como inclusão, tolerância, diversidade, respeito às diferenças, partindo dos 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU, e “Maratone com a gente no cinema”, entendendo a importância do cinema como espaço para reunião de pessoas, de troca de ideias, visões de mundo, ferramenta para a promoção da cultura, da educação.

Esse será o primeiro ano que terá curtas, médias e longas-metragens na inscrição para o festival, entre eles serão 10 curtas, quatro médias e seis longas foram selecionados para a mostra do Voto Popular – Troféu Rubens Ewald Filho. Também foram selecionados produções para a mostra Humanidades e sessões especiais, produções de diversos estados do Brasil: Cordisburgo (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Guarujá (SP) Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Nazaré (BA), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Carlos (SP), São Vicente (SP), e Sorocaba (SP).

32974810 1681222925290728 7085908045045170176 n

As produções estrangeiras estão representadas por Alemanha, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia. Os filmes brasileiros e estrangeiros integrantes da programação foram selecionados a partir de parcerias com distribuidoras de filmes, Consulado-Geral do Canadá, Consulado-Geral da Suécia, Institut Français, Cinemateca Francesa e Ambassade De France.

No SFF serão realizadas seis pré-estreia e estreias, em que terão presenças de diretores, produtores e atores, como os filmes – “Benzinho”, “Ferrugem”, SP: Crônicas de uma Cidade Real”, “Odinei Ribeiro: O Narrador de Emoções” “Yonlu” e “Crô em Família”. Além do Rubens e da Eliane, também estão confirmado para o festival nomes como Luciano e Ondina, estão Virginia Cavendish (que apresenta o filme “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr.), o diretor Elder Fraga atores de “Crônicas…”, Germano Pereira, Renata Giovannetti, Elvis delBagno (que terá dois filmes exibidos, “O Homem da Cabeça de Laranja” adaptação do conto “The Killers”, de Ernest Hemingway e do fan film “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo”), Marcus Garrett (de “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”), entre outros. Na noite de encerramento ainda será exibida a cópia restaurada de “Oito e Meio”, de Federico Fellini.

O Santos Film Fest tem o objetivo democratizar o acesso à cultura e formar público, aproximando os profissionais do público, e a cidade de Santos, passou a ser a única Cidade das Américas a se juntar ao grupo de 180 cidades no mundo que se destacam como criativas em sete campos: cinema, artesanato, design, música, literatura, mídia arte e gastronomia. Santos faz parte ao seleto grupo de Cidades Criativas do Cinema da UNESCO, junto com Roma, Sydney e outras dez cidades da Europa e Ásia.

39962117 1814728888606797 8014497974648307712 n

Desde 2004 desde que a ONU Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a Rede de Cidades Criativas da UNESCO para promover a cooperação entre as cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, que nesta linha há 193 Estados-Membros da ONU que adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos, os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) e 169 metas, representando um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, os três pilares da sustentabilidade, com objetivos econômicos, sociais e ambientais, fortalecendo a paz universal.

39973423 1814728845273468 745069803860918272 nA Agenda 2030 reside no fato de que pela primeira vez há referência à cultura na agenda internacional de desenvolvimento. Ao ambicionar, no Objetivo 11, as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, a Agenda 2030 também colocou a salvaguarda e a promoção da cultura como fins em si mesmas, permeando todos os demais ODSs, como o trabalho decente, o crescimento econômico, a redução das desigualdades, o meio ambiente, a promoção da igualdade de gênero.

A terceira edição do SFF terão uma programação bastante extensa de filmes, palestras, bate-papos e workshops com profissionais do cinema, que serão gratuitos, como na Estação da Cidadania que haverá o “Workshop sobre Cinema e Direitos Universais da Criança”, promovido por Cristina Mekitarian, coordenadora do coletivo edUc21, que trabalha para fomentar o conhecimento sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Criança através do estudo dos filmes de animação da coleção canadense Direitos do Coração, da National film Board of Canada. A ação é em parceria com o Consulado Geral do Canadá, entre diversos outros bate-papo, que para quem é fã da sétima arte não pode deixar de conferir.

A programação da Santos Film Fest será bem extensa, pois além de cinema, também terá curso de desenho ministrado pelo Emílio Baraçal no Shopping Pátio Iporanga, sobre “Superman 80 anos“, terá o Waldemar Lopes na Open House Idiomas com oficinas formativas Marketing Cultural, “tire sua ideia do papel”, na São Judas Campus Unimonte, Felipe Seguro e Marcos V. do Santos (Selo Criativo), darão oficinas de Fotografia, Introdução à Edição, introdução a Captação de som, Introdução a Animação e introdução à Linguagem Audiovisual.

Na São Judas também irá acontecer os bate-paposDistribuição de filmes no Brasil”, com representantes de distribuidoras e “Produção Independente de filmes no Brasil”, com cineastas Diego da Costa (“Os Caubóis do Apocalipse”) e Bia Fioretti (“Nascer nas Prisões”).

B3 Cultura 27

Terá cinema até na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues (Gibiteca de Santos), que acontece o bate-papo “Representatividade na Cultura Pop: Filmes, Séries e Quadrinhos”, com a pesquisadora e colaboradora do site Minas Nerds, Dani Marino, Claudio Roberto Basílio (um dos organizadores da Santos Comic Expo) e mediação de Sarah Campos (blog Sahssaricando).

Uma hora antes tem abertura da exposição homônima, que reúne mais de 20 artes feitas por quadrinistas de todo o Brasil, com curadoria de Renatinho Santos. Além de lançamentos de livros, que serão dois seguidos de bate-papos com seus seus respectivos autores, Rodrigo Gerace – “Cinema Explícito” e “Sétima Arte: O Culto Moderno”, de Ismael Xavier, com mediação de Adilson Mendes, que acontecerão no Sesc Santos.

O festival também dará espaço ao universo geek, com o show da banda “Soundtracks – Dos anos 60 aos 90”, com a banda The Classics, no Pátio Iporanga e uma hora antes da apresentação, será inaugurada a exposiçãoSuperman 80 Anos – Homenagem de Super-fãs”, com fotos dos filmes e séries do personagem, gibis, DVDs, figuras de ação, etc. Ainda sobre o Homem de Aço. Além do público poder conferir a importância do Superman dos Irmãos Fleischer, uma das primeiras séries de animação nos Estados Unidos, que fez muito sucesso na época e ainda é bastante lembrada pelos fãs.

A Santos Film Fest é um festival da sétima arte, com muita cultura pop entrando em diversas áreas, para todos os amantes dessa arte cinematográfica se esbaldar com muitas atrações, conhecer seus mais dos personagens, produtores e diretores favoritos, nas palestras, workshops e bate-papos, além de poder assistir em primeira mão pré-estreias e estreias do cinema durante o evento.



Serviço
3º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos
Dias: 28 de Agosto a 05 de Setembro/2018
Diversos Espaços
Gratuito

Para mais informações do Santos Film Festival acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Instagram | Youtube

Por Priscila Visconti

Uma consideração sobre “3º Santos Film Festival traz diversas atrações de gratuitas em prol da propagação da arte e cultura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s