Troféu HQ Mix – A 30ª Edição do Oscar dos Quadrinhos Brasileiros

IMG 0006
Foto por Priscila Visconti

Neste domingo (16), aconteceu a 30ª edição do Oscar dos quadrinhos, o Troféu HQ Mix 2018, criado pelo jornalista José Alberto Lovetro (JAL) e o quadrinista e mestre da nona arte Gualberto Costa (Gual) e para não sair da tradição a premiação foi apresentada pelo jornalista e comunicador, Serginho Groisman.

O evento aconteceu no Sesc Pompéia, que desde o ínicio sempre apoiou e possibilitou enaltecer autores, editores e profissionais importantes da cultura do Brasil neste segmento da arte. Neste ano de 2018, foi uma festa especial, afinal são 30 anos de amor e dedicação à causa, pois como o JAL disse durante a premiação, “o HQ Mix vai existir até enquanto ainda restar a última gota de sangue, até o último suspiro, ainda acontecerá o Troféu HQ Mix“.

IMG 0013
Foto por Priscila Visconti

A comissão organizadora é formada por um time de peso, só os grandes especialistas dos quadrinho, além do JAL e do Gual, tem uma equipe de qualidade como Benedito Nicolau, Dani Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, que neste ano recebeu uma homenagem especial na premiação, além de Waldomiro Vergueiro e Will.

IMG 0027
Foto por Priscila Visconti

O júri formado por especialistas de grande porte da nona arte, como a Dani, que além de membro e coordenadora, também faz parte do júri, Audaci Junior, Benedito Nicolau, Carlos Neto, Gabi Franco, Marcelo Naranjo, Michelle Ramos, Nobu Chinen, Paulo Floro e Silvio Alexandre. A Sonia Luyten, Carlos Alberto Machado, Nobu Chinen e o Waldomiro Vergueiro, também foram juardos das premiações das teses (TCC, mestrado e doutorado).

IMG 0123
Foto por Priscila Visconti

Foi uma grande festa da nona arte nacional, que teve como escultura de 30 anos uma homenagem aos mestres Mauricio de Sousa e Ziraldo, com a arte da escultura feita pelo Olyntho Tahara e a produção das cópias é do Michel Costa.

O primeiro premiado deste ano, foi o nome da vez, que foi um dos mais premiados pelo mundo e também foi convidado para expôr suas obras no AMADORABD – Festival Internacional de Banda Desenhada, em Portugal, o grande artista, Marcelo D’ Salete, que levou quatro estatueta. O site e agora também editora Pipoca e Nanquim, levou os deles, sendo um dos mais premiados depois do D’Salete.

A Lu e Vitor Cafaggi ganharam novamente pela Graphic MSP, só que dessa vez pela nova e última da trilogia, Turma da Mônica Lembranças, o Marcatti também foi premiado em duas categoria, com a publicação Marcatti 40, publicado pelo Ugra Press, uma homenagem ao cartunista com diversas artes de vários artistas prestando uma homenagem a carreira do artista através de seu grande personagem o Frauzio. A líder de indicação e premiada, Laerte, também levou o dela esse ano com a obra Baiacu.

IMG 0266
Foto por Priscila Visconti
IMG 0456
Foto por Priscila Visconti

Na categoria evento, nem precisa dizer que deu CCXP, pelo quarto ano consecutivo, isso já está virando rotina desde 2014, e por falar em comicon Brasil, o CEO da CCXP e da Chiaroscuro Studios, Ivan Costa levou mais uma estatueta para casa neste ano, com a exposição A Era Heroica – O Universo DC Comics por Ivan Reis, que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, Reis também estava presente na premiação, apesar de não ter subido ao palco.

As grandes contribuições e homenagens ficaram com a CBL, com o Prêmio Jabuti, o mestre da animação nacional Daniel Azulay e as homenagens foram para a Sonia Luyten e o Douglas Quinta Reis, que faleceu no ano passado, mas sempre marcou presença no Troféu HQ Mix, desde o início, e por falar em lembrança, o ilustrador Carlos Patati, que faleceu no começo desse ano, também foi lembrado na premiação.

IMG 0651
Foto por Priscila Visconti

A Editora JBC levou suas estatuetas para redação, com as publicação Akira e Combo Rangers, Cris Peter e Bianca Pinheiro foram premiadas novamente, a Cris se ganhar no próximo ano já poderá pedir música e a Bianca pode pedir já neste ano. Os novos talentos dos quadrinhos quem levou foi o Bruno Seeling como desenhista revelação e a Carol Pimentel como roteirista com sua estreia nos roteiros com o POV – Point Of View.

Traço Livre, o documentário sobre o quadrinho nacional independente no Brasil, do Jun Sakuma e Felipe Folgosi, o projeto editorial do Edson Diogo e do Will Sideralman, Os Mundos de Jack Kirby, em homenagem dos 100 anos do mestre Jack Kirby ganharam o deles. A galera da obra Orixás também ganhou e revelou que em breve deve soltar o novo projeto Orixás o Nascimento.

IMG 0524
Foto por Priscila Visconti

A minissérie Xampu publicada pela Editora Panini, a história de terror, Meu Amigo Dahmer, da Darkside Book, a web quadrinho Hell No! Meu Pai é o Diabo e a tira Linha do Trem – The Best of, levaram suas estatuetas para casa.

IMG 0182
Foto por Priscila Visconti

Por falar na estatueta, a MSP não teve só homenagem na escultura do troféu e na premiação com a Turma da Mônica Lembranças, a 15ª Graphic MSP do quadrinista e cartunista Walmir Orlandeli, com a emocionante Chico Bento Arvorada, que foi premiada e quase saiu um spoiler do segundo livro do Chico Bento feito pelo Orlandeli, mas o Mauricio se segurou e acabou não revelando nada de um possível novo volume da obra, mas mesmo não tendo uma nova edição, ainda terão muitas graphics para serem lançadas, só neste ano ainda tem duas, do Cebolinha do Gustavo Borges e a última do Danilo Beyruth O Astronauta.

page
Foto por Priscila Visconti

Foi uma premiação com muita arte, alegria e homenagens, que marcou a 30ª troféu com estilo, muitos artistas, personalidades da nona arte, convidados e amantes dos quadrinhos nacional, que marcaram a 30ª edição Troféu HQ Mix, que não vai acabar por aqui e ainda terá uma longa trajetória pela frente.

20180916 194941 1
Foto por Priscila Visconti

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s