“A Revolução dos Bichos” contada em quadrinhos com arte de Odyr Bernardi

porcos

O clássico do autor George Orwell, “A Revolução dos Bichos”, ganhou uma nova adaptação pelas mãos do artista brasileiro, Odyr Bernardi, que passou os últimos anos engajado neste projeto, em transformar uma obra literária de renome mundial para quadrinhos.

65102-ggA Revolução dos Bichos” é uma soma de admiração e fidelidade ao clássico, já sendo lançada em outros países no mundo, como Espanha, Itália, Estados Unidos e Inglaterra, e agora será lançado no Brasil, com textos usados no quadrinho da própria obra de Orwell, traduzidos por Heitor Aquino Ferreira.

A arte toda pintada em tinta acrílica, traz a cada página uma verdadeira obra de arte, dando forma à narrativa do autor e aos personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve.

A obra original foi escrita em plena Segunda Guerra Mundial, publicada em 1945, traz de maneira sátira alguns ditos ferozes da ditadura stalinista, numa época em que os soviéticos ainda eram aliados ao Ocidente na batalha pelo eixo nazifascista. Porém, seis década após seu lançamento, a obra tornou uma alegoria universal em relação as fraquezas humanas, levando às corrosões das ideias e projetos de revolução política.

rev-destaque-abre

E Odyr visou essa ideia controvérsia e irônica para ilustrar sua adaptação do álbum, descrevendo de forma revolucionária os animais de uma granja contra seus donos, apresentando o conflito que os leva a tirania opressiva, ainda mais do que a dos humanos.

42174035-10155764915711408-4512990010722484224-nOdyr é gaúcho, nascido em Pelotas, autor de dois livros como desenhista; “Copacabana”, com roteiro de Lobo e “Guadalupe”, escritor por Angélica Freitas. Além do mais, o artista ainda participou das coletâneas “Irmãos Grimm em Quadrinhos”, “Dias Negros” (Argentina) e “MSP 50”. Publicou quadrinhos e ilustrações na Folha de S. Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples, Trip, entre outras. E agora, lança um álbum do clássico da literária mundial, “A Revolução dos Bichos”.

O lançamento acontece na próxima quarta-feira (21), a partir das 19 horas (com retiradas de senhas 1 hora antes para o bate-papo) no Museu da Imagem e do Som (MIS – SP), estando na programação paralela da exposição QUADRINHOS, que começou no último dia 14 de Novembro no museu. Além do lançamento, haverá um bate-papo sobre o processo de adaptação da obra o autor e editores da história em quadrinhos e uma sessão de autógrafos após, a conversação.

Por Patrícia Visconti

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s