Lendas – O álbum sobre os personagens do folclore brasileiro, ilustrado por grandes nomes da nona arte nacional

45502662-1282347945238953-8604072151164649472-n

Saci, Iara, Chupa-Cabra, Homem do Saco, são criaturas do folclore brasileiro que muitos de nós conhecemos bem, por lendas e contos dos antigos, seja na beira das fogueiras, nas histórias antes de dormir ou através de livros diversos sobre contos folclóricos. Todavia, há bem mais personagens em nosso folclore, do que apenas esses presentes nos contos e lendas populares por todo o Brasil, mas que muita gente nem sabe que existe e de onde vem sua origem.

Por isso, visando em ampliar nessas lendas folclóricas, a Chiaroscuro Studios – uma das maiores agências de quadrinista do mundo – reuniu grandes artistas da nona arte da atualidade para ilustrar ícones do folclore nacional. Em uma pesquisa baseada em livros, documentos, artigos, trabalhos acadêmicos e sites sobre o tema, mostra de forma descontraída, informativa e lúdica uma maneira de discernir essas criaturas na cultura pop de todo território do país, recebendo os traços de Adriana Melo, Alex Shibao, Danilo Beyruth, Eddy Barrows, Felipe Watanabe, Geraldo Borges, Ivan Reis, Leonardo Romero, Marcelo Di Chiara, Marcio Hum, Robson Rocha, Thony Silas, entre outros que ilustraram personagens lendários de diversas regiões do Brasil.

No álbum encontra-se 50 personagens descritos e interpretados pelos artistas, além dos citados acima, há àqueles pouco conhecidos, e com histórias bastante curiosas que chamam atenção já pela arte, como As Amazonas, Cabra-Cabriola, Encantadas, o diabinho do Jurupari, a Matinta Pereira, o Pernafina, o Unhudo, etc. Mostrando aos leitores e pesquisadores sobre o tema, como uma base de conhecimento sobre as lendas e histórias que representam e fazem parte do folclore brasileiro, acrescentando e amplificando o entendimento das pessoas, falando mais sobre a origem, de onde elas são e dos povos que lá residem.

O anuário do estúdio foi lançado durante a Comic Con Experience 2018, com pré-lançamento pelo Catarse, batendo recordes de apoio já no primeiro dia em que campanha foi divulgada na rede. Durante a CCXP muitas pessoas que não conseguiram adquirir pela pré-venda compraram o exemplar no evento, que ainda continua sendo vendido, através do Facebook da agência ou pelo e-mail chiaroscurostudios.art@gmail.com, pelo valor de R$ 90,00. E em breve o livro também estará disponível na Amazon.com.br.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s