Malu ganha independência e um álbum com suas melhores tiras publicadas

malu-cotidiano-jose-aguiar-5

Lá no início do terceiro milênio, no ano 2000, o quadrinista José Aguiar lançava Malu, um adolescente cheias de manias, que não acredita em horóscopo, mas faz seu mapa astral para ver suas ascendências e como será sua rotina e quem passará pela sua vida. Gosta do diferente, mas ao mesmo tempo não passa de uma adolescente normal, como qualquer outra.

Essas histórias foram publicadas por tempos em diversos periódicos de Curitiba, cidade onde se passa as tirinhas da Malu. Mas, que não ficou apenas na capital paranaense, já que essa história foi a ganhadora do Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP (2005), ganhou destaque no caderno especial no jornal O Globo (2008) e entre 2009 e 2012, até um exposição em Portugal, Malu conquistou, no Festival de Beja.

prev-capa-fechadaE agora, o autor selecionou as melhores tiras e HQs curtas, que foram reunidas pela primeira vez, num projeto todo revisado, recolorido e rebalonado, para dar um revival à personagem, tirar a cara de “Folheteen” – nome que levava as tiras de Malu nos jornais e revista que eram veiculadas em Curitiba – e assumir para o mundo a essência da Malu, uma garota que chegou para mostrar para que veio, tomar conta e domínio o mundo das artes e editoração no mundo, com a HQ “Malu Cotidiano Alterado”.

Deixar o nome Folheteen de lado e assumir o protagonismo da Malu como verdadeiro nome da série é apenas um dos elementos que assinalam a nova fase da minha personagem”, explica José Aguiar sobre a autonomia de Malu.

MALU-PCE-PAG-003-previewA Malu é a personagem mais exitosa do quadrinista, por ser lançada há anos em periódicos e também, através da webcomic, na página maluca.com.br, ela busca muitas referências e influências de outras garotas, já que a própria está tentando se encontrar a si mesma numa cidade como Curitiba, mas em quadrinhos. Malu tem de estudar e trabalhar para ajudar em casa, já que ela é filha de pais separados e tem um irmão mais novo, que é muito chato, com poucos amigos e senso crítico para lá de aguçado, que na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda em seus dilemas para se encontrar dentro dela mesma.

Malu é uma adolescente que vive numa cidade comum como a sua. Leva uma vida comum a sua. Mas tem um jeito de ver o mundo não tão comum assim. Talvez como o seu. Este livro reúne pequenas histórias que resumem o crescimento dessa pequena personagem. Uma extraordinária jornada de banalidades cotidianas feitas de coisas que nos perturbam, incomodam, cutucam, encantam e apaixonam. Afinal, assim como a vida da Malu, a sua também pode incrível por ser pequena, comum e extraordinária”, comenta o quadrinista sobre a personagem.

jose-01
Foto por Luiz Pacheco

O autor e quadrinista José Aguiar, é cocriador e curador da Cena HQ e Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, atual Bienal de Quadrinhos de Curitiba -, já teve seus quadrinhos lançados não apenas no Brasil, mas em outros países, como França, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha Portugal e Estados Unidos. Além das tirinhas da Malu, Aguiar publicou as HQs “Infância do Brasil”, “Nada Com Coisa Alguma” e “Coisas de Adornar Paredes”, “Vigor Mortis”, além disso o autor tem um selo chamado Quadrinhofilia, pelo qual lançou grande parte de suas publicações, dessas que já ganhou diversos prêmios nacionais de suma importância para a nona arte, como o Ângelo Agostini e o Troféu HQMIX e foi indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti.

A primeira história de “Malu Cotidiano Alterado” está disponível gratuitamente no site da personagem.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s