PerifaCon – A primeira Comic Con da favela leva cultura pop e entretenimento à periferia de São Paulo

49669462-361238311331026-3435374680272273408-n

Há pouco mais de cinco anos, estivemos aqui no Brasil a realização da primeira Comic Con no país, a Comic Con Experience – CCXP, uma amplitude em atrações, público e expansão que ainda na primeira edição do evento, superou a expectativa de público, com quase 100 mil visitantes durantes os quatro dias de evento, dois anos de passou, e em 2016, o Brasil já produzia a maior comicon do planeta, sendo um abre-alas para eventos menores direcionados à quadrinhos e dando mais visibilidade a outros que já existiam por aqui.

Porém, a CCXP com toda sua amplitude atinge públicos distintos e diversas classes sociais, mas ainda há aqueles que por questão dos valores dos ingressos e até distância para se locomover até o evento, por morarem mais afastados dos centros, acabam perdendo 42178437-305554020232789-4047727495015825408-noportunidades de frequentar eventos como este. Visando nisso, os amigos Matheus e Mateus, também conhecido como Naruto, moradores da periferia da zona sul de São Paulo, estavam numa festa qualquer e lá tiveram a ideia de levar eventos nesta magnitude para a periferia, levando cultura pop e geek, arte e tornar as regiões periféricas mais democráticas, dando oportunidades destes moradores a conheceram parâmetros distintos dentro do mundo cultural que há no país e no mundo, assim iria “fomentar a economia local, convidando expositores locais e também incentivar a produção artística da periferia e também aos que aspiram a seguir esse caminho“, completou um dos representantes da PerifaCon, Pedro Okuyama.

Tanto que a equipe da organização almeja êxito extremo nesta primeira edição, para que eles possam pensar nos próximos e também, permitir que as pessoas de outras comunidades periféricas possam desfrutar do evento sem custo algum, e também sem precisar ir muito longe de casa, levando cultura aos amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop em geral, tendo como objetivo levar para a periferia esse universo historicamente negligenciado às comunidades mais periféricas da capital paulista, além de fomentar a cultura nerd e contribuir com a quebra de barreiras culturais, fazendo com que as marcas e produtores entrem diretamente nas comunidades e vice-versa.
Perifa-Con
Por isso, eles resolveram dar início a um financiamento para a produção da convenção inciou em dezembro 2018, aonde o grupo divulgou uma campanha de financiamento coletivo para arcar e suprir os custos da primeira edição. Foram um mês de arrecadação, aonde a meta inicial era de R$ 2 mil e eles atingiram quase R$ 8 mil. Todavia, organizar um evento desta relevância não é fácil, então eles estão em negociação com empresas que tenham interesse em patrociná-los.

Caso haja alguma empresa que esteja lendo essa entrevista e esteja interessado em patrocinar o PerifaCon, entre em contato conosco: equipeperifacon@gmail.com“, explica Okuyama.

Esse propósito em querer arcar com todo o custo, é porque como se trata de uma convenção na periferia, eles pretendem não cobrar a entrada, só pedem para que o público interessado realize um pré-cadastro no site oficial, para evitar filas. No entanto, a ideia inicial sempre foi de levar esse tipo de evento sem custo algum, 100% gratuito para os visitantes.

Dando essa gratuidade no evento, poderá incluir o público nerd da periferia dentro desta cultura, fazendo com que eles tenham a oportunidade de conhecer e ter contato com pessoas que estão no mercado, como editores, produtores, jornalistas, inspirando para que a periferia mostre sua faceta e a PerifaCon seja fonte de inspiração para mostrar seus trabalhos e projetos. Tanto que já um espaço exclusivo producao-independentepara os artistas da comunidade e editoras independentes expôr seus trabalhos diante ao grande público que é aguardado na convenção.

Os artistas/editoras poderão se inscrever no evento, acessando o nosso site perifacon.com, clicando na aba “participe”. Assim, leva o artista da quebrada para o evento, incluindo e fortalecendo a democratização da cultura nerd na periferia.

Entre a programação do evento, alguns nomes já foram confirmados para essa primeira edição do evento, como a exposição do LOAD “Rap em Quadrinhos”, mesas de debate sobre “Representatividade Negra nos quadrinhos” com a quadrinista Marília Marz, a artista Lya Nazura e o quadrinista Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Einster com a obra Cumbe; Além dos painéis sobre, “Mercado Nerd no Brasil”; “Porque ser nerd é tão caro?”; “Produção Independente e Editorial: Qual rumo seguir?” e “Produção de podcast no Brasil” e porque ninguém consegue para de ouvir com os podcasts Judão e Mamilos. A PerifaCon ainda contará com editoras que farão vendas de seus principais títulos a preço popular, feira de quadrinhos, sala de games, sala de gameboard, concurso de cosplay, oficinas e atrações diversas que ainda será anunciadas.

capa

E a equipe já pensa em expandir a ideia para outras periferias da capital paulista, eles almejam que essa primeira seja um êxito extremo, para que pensem nos próximos, mas em princípio que o público possa se divertir, aproveitar ao máximo e que as pessoas da periferia possam desfrutar de um evento desta amplitude sem custo algum, atingindo o maior número de gente possível, repleto de oportunidades e muita diversão.

A PerifaCon acontece no dia 24 de março de 2019, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, com entrada gratuita e com o propósito de promover cultura, distração e muita nerdice na periferia paulistana.

Para mais informações acesse:
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s