“Luzes de Niterói”, o novo romance de Marcello Quintanilha que mergulha numa trama repleta de emoção e aventura

are

O mais novo romance do quadrinista brasileiro, com renome internacional, autor de Tungstênio (2014 – prêmios Angoulême e Rudolph Dirks), Talco de Vidro (2015), Hinário Nacional (2016 – prêmio Jabuti) e Todos os Santos (2018), Marcello Quintanilha, foi lançado no último dia 27 de fevereiro, a graphic novel “Luzes de Niterói”.

Neste álbum o autor regressa a sua cidade natal, Niterói, e se submerge nas águas da Baía de Guanabara, mostrando fatos reais que aconteceram nos anos de 1950. Numa aventura que mistura pescadores, jogadores de futebol, a vedete Luz del Fuego e o primeiro campo naturista do Brasil.

luzes-niteroi

A trama narra as aventuras do jovem Hélcio, um inconsequente e promissor “beque direito” (conhecido hoje como lateral direito) e seu amigo, Noel, que é portador de uma grave deformidade física. Quintanilha buscou como inspiração para essa obra, a vida de seu próprio pai, que foi jogador do time de futebol Manufatora Atlético Clube, uma emblemática equipe operária do bairro Barreto, em Niterói.

IMG-E2047

O álbum inciou numa campanha de financiamento coletivo, idealizado pela Editora Veneta, mas agora ele já está em distribuição em algumas lojas especializados e também no Amazon.

No final de 2018, o livro foi lançado na Europa e foi recebido sob críticas elogiosas da impressa, como jornalista Stéphane Jarno escreveu à revista francesa Télérama dizendo que a HQ é “um impressionante afresco social, mais próximo de Balzac do que da crônica esportiva. Mas Luzes de Niterói vale especialmente pela aventura humana e marítima vivida por Hélcio e Noel, uma verve tragicômica digna do cinema de Dino Risi, onde se revela uma amizade pungente e magnífica. Com Quintanilha, o quadrinho brasileiro tem seu Homero!

Já na capital paulista, ocorrerá um lançamento na Loja Monstra, aonde contará com a presença de Quintanilha no dia 27 de março.

SERVIÇO

Evento de lançamento do álbum “Luzes de Niterói”
Data: 27/ março/ 2019
Local: Loja Monstra
Endereço: Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar – Pinheiros/ SP.
Entrada: GRÁTIS

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s