In-Edit Brasil Festival traz a conexão entre música e cinema de maneira ímpar e peculiar

77370c519a21

Um festival que reúne música e cinema num evento só, não que eles nunca tivessem relação, pois o ambiente cinematográfico e o musical sempre estiveram mais conectados do nunca. Nesta quarta-feira, 12, começa a 11ª edição do In-Edit Brasil, um festival internacional que premia os melhores documentários musicais.

O In-Edit Brasil nasceu em Barcelona, na Espanha e o êxito foi tanto em difundir ambas as artes numa festa só, que logo ganhou o mundo, passando por Chile, Grécia, México e Colômbia. No Brasil foi potência ímpar em reverter e apresentar os nichos e nuances da cultural musical que permeia pelo país, tornando referência na agenda cultural brasileira.

Neste ano, o festival traz uma vertente ampla de gêneros e estilos, trilhando dos grandes nomes da música pop nacional a cena independente, que nas últimas décadas tem se fortalecido e levando até mesmo, pessoas do mainstream, mostrando de forma distinta quão todos os músicos são iguais e só querem que sua música seja ouvida e compartilhada à todos de coração e ouvidos abertos. Ao todo são 57 filmes nacionais e internacionais, que traduzem de forma inerente a música como ponto central da trama.

A abertura do evento conta com a película “My Generation”, que mostra a juventude britânica revolucionaria com as artes, na década de 1960, dentre os entrevistados estão, o ex-Beatle Paul McCartney. Mas, ainda traz muita produção nacional, como o filme de Alceu Valença, “Alceu Valença na Embolada do Tempo”, contando os primeiros passos do músico com a música até o projetos atuais. Além de outros longas com Arnaldo Antunes, Clementina de Jesus e os artistas independentes, com o documentário “Tudo pela Música (Os 20 Anos da Deck)”, dirigido por Daniel Ferro.

 

O In-Edit Brasil ainda conta com diversos destaques do rap, como o documentário “O Rap pelo Rap 2”, com artistas como Djonga, Baco Exu do Blues, Gloria Groove e Rincon Sapiência para discutir as mudanças do gênero no Brasil, e mostrar a continuação os nomes destaque mais recente da cena. O primeiro foi lançado em 2015 estão presentes os Dj KL Jay e Criolo.

Além de longas e documentários, nesta edição será lançada a primeira série sobre “A História Secreta do Pop Brasileiro”, dirigida por André Barcinski, baseada no livro “Pavões Misteriosos”, a produção traz mais de 60 entrevistados que contam um pouco sobre os bastidores do pop nacional, entre esses estão Mister Sam, Gretchen, Raul Gil, Os Pholhas, Dudu França, Os Carbonos, entre outros.

15593539245cf1da44e61bc-1559353924-3x2-md

O lançamento da série será no dia 17 de junho, durante o 11º Festival In-Edit Brasil, e a série será exibida no canal Music Box Brasil.

Ainda, o festival mostra em primeira mão no Brasil, o documentário que literalmente faz uma viagem pelo país no famoso carro de Elvis, onde passaram músicos, jornalistas, atores e pessoas comuns sendo entrevistadas falando do grande ícone do rock nos anos 50 a 70. O evento também traz a trajetória da vida e obra do trompetista norte-americano que revelou artistas como John Coltrane e Herbie Hancock, no filme “Miles Davis: Birth of Cool”.

 

O festival acontece do dia 12 a 23 de junho, em diversas salas de cinema da capital paulista, como CineSesc, SpCine Olido, Cine Matilha, Cinemateca Brasileira e na Spcine Lima Barreto no Centro Cultural São Paulo. Para saber a programação completa acesse o site oficial, ou fique de olho das redes sociais do evento.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s