Chernobyl – A minissérie sobre uma das piores catástrofes provocadas pelo homem na história

12501588

A série que está sendo muito aclamada pelo público nas últimaa semanas é a minissérie criada por Craig Mazin, que gera em torno do acidente nuclear de 1986, na cidade de Chernobil, que fica localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia.

A série Chernobyl possui cinco episódios e conta a história de uma das piores catástrofes provocadas pelo homem em toda história mundial, os homens e mulheres se sacrificavam para salvar a Europa de um desastre inimaginável.

A minissérie foca no escândalo devastador do desastre da usina nuclear que ocorreu na Ucrânia em abril de 1986, revelando como e por que aconteceu e contando as histórias chocantes e notáveis dos heróis que lutaram e caíram. Chernobyl teve sua estreia em maio desse ano de 2019, e é transmitida pela HBO (Estados Unidos) e Sky Atlantic (Ucrânia).

chernobyl-ukraine-75337061

A série foi gravada na Lituânia, com produção do próprio Craig e dos outros produtores como Carolyn Strauss e Jane Featherstone, o elenco é formado por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson, Chernobyl tem direção de Johan Renck.

Os acontecimentos de Chernobil foram um dos piores desastres que já aconteceu na fase da Terra, aconteceu no dia 26 de abril de 1986, que foi um acidente que ocorreu no reator número 4 da central de Chernobil teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão de terras.

diseosinttulo201-b4d7f9b23620a4fec5d29bca122baed7-1200x600

Foi uma espécie de “caixão” de betão (concreto), aço e chumbo foi construída sobre o reator que explodiu, a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo. Mas mesmo assim, não foi possível da reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004). Cinco milhões de hectares de terras foram inutilizados e houve contaminação significativa de florestas.

Chernobil foi uma cidade construída em meados de 1970, na União Soviética, em que não foi planejada para não ter residência próximo a usina, mas depois que a usina em Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.

chernobyl1-758x379

Assim aconteceu 16 anos depois o pior acidente nuclear mais terrível da história do mundo, fazendo com que contaminasse o solo e transformando Chernobil em uma cidade fantasma, pois seu solo é inabitável por uns 20 mil anos, pois devido a radiação inicial de um acidente nuclear pode ser muito mais baixa que a de uma bomba, mas seu tempo de vida será muito mais longo. Calcula-se que milhares de anos se passarão, para que a zona de exclusão de Chernobil volte a ser habitável.

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s