Nova Graphic MSP debate sobre assédio e a busca pelo objetivo

67201422-2252887734779734-6349879228946710528-n1

A 24ª Graphic MSP está saindo do forno, e deve chegar às bancas e livrarias no próximo mês, com muitas referências, atitude e responsabilidade, sob a arte e roteiro da ilustradora Fefê Torquato, que interpretou de maneira ímpar e inerente a personagem criada por Mauricio de Sousa, em 1964.

“Tina – Respeito” debaterá um tema bastante comum nos dias atuais, que é assédio que as mulheres sofrem diariamente em sua rotina. Em que tentam tirar proveito de seu poder, para tê-las nas mãos e fazer o que bem entendem, mesmo sendo desrespeitoso e inoportuno naquele momento.

A trama traz uma jovem jornalista, que acabou de sair da faculdade e apenas quer buscar seu espaço, e trabalho em uma redação, em meio ao aprendizado e novas amizades, Tina terá mais um desafio, mas esse não será profissional, mas sim, pessoal, e tentar apaziguar e manter o foco em seus objetivos, mesmo que algumas vezes de vontade de jogar tudo para o alto e desistir.

Acho que a Tina foi um dos personagens do Maurício de Sousa que mais mudaram durante as décadas. Sendo assim não foi muito difícil deixar ela bem atual, não. Mas quanto ao tema, assédio não é bem uma novidade na vida da mulher, as mulheres infelizmente estão familiarizadas com esse comportamento desde sempre! O que é diferente, é que agora nós vamos nos unir pra dar um basta nisso“, comenta Fefê.

Um álbum que irá expôr de maneira lúdica, mas direta problemas que as mulheres enfrentam diariamente, de uma maneira sútil e característica com o traço da Fefê, que apresentou uma arte brilhante, cheio de movimento, pintado em aquarela.

Untitled-design-9

Fefê Torquato é escritora e ilustradora, mas quando era mais nova sonhava em seu musicista, tanto que ela chegou a fazer faculdade de música, mas foi nos quadrinhos que ela se encontrou e pode expressar sua forma de se comunicar com o mundo. Lançou seu primeiro livro em 2015, “Garota Gata”, pela Editora Nemo, e o segundo está em produção que deve sair em breve.

Para Fefê participar deste projeto “é uma super honra e emoção ter tido essa oportunidade! Afinal fazer a minha versão de uma personagem já tão conhecida do público é uma grande responsabilidade“, completa a artista.

Essa graphic novel mostrará mais do que a personagem em si, mas também irá levantar um debate real, em que muitas mulheres passam no dia-a-dia, seja pelo seu trabalho ou até pela roupa que vestem. Por isso, quando o editor Sidney Gusman divulgou a capa, algumas pessoas acharam que a artista havia pesado um pouco sobre a interpretação da personagem ou do conteúdo, mas na realidade, ela apenas traduziu uma opinião oportuna para levantar a discussão sobre o tema. Apesar das críticas negativas, Fefê recebeu ainda mais apoio para que esse lançamento seja incomparável.

O texto da quarta capa ficou por conta da Vlogueira e Jornalista, Jout Jout, uma defensora das relações abusivas e questões feministas.

A grande realidade é que eu vi MUITO mais apoio à hq do que qualquer outra coisa. Afinal qual a grande polêmica de uma capa com uma garota pedindo respeito? Qualquer um que enxergue ofensa nisso é insignificante demais pra pra ser considerado a essa altura“, conclui a quadrinista.

“Tina – Respeito” será lançada na Bienal do Livro do Rio, que acontece entre os dias 30 de agosto a 8 de setembro, com a presença da autora. E também acontecerá em São Paulo, que em breve será divulgado data e local. Todavia o álbum já encontra-se na pré-venda no site da Panini.

Confira abaixo algumas páginas de “Tina – Respeito”:

67201422-2252887734779734-6349879228946710528-n

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s