Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019 – Um dos maiores eventos literário do nordeste do Brasil

67240113-2384985661587523-3062386319989669888-o-2

Começou na última sexta-feira (16) a décima terceira edição do maior evento literário cearense, a Bienal Internacional do Livro do Ceará, que vai até o próximo domingo dia 25 de agosto, trazendo o melhor da cultura literária independente e atual, mostrando ao público o seu diferencial em relação aos outros eventos, tanto na característica política de cultura, do conhecimento, de fomento às cadeias criativas e da produtividade do livro. Um evento que dá voz e vez à todos os autores e artistas literários e que vem crescendo a cada ano se consolidando no calendário cultural brasileiro, estando entre as cinco maiores feiras de livro do Brasil.

“A Bienal Internacional do Livro do Ceará está inserida numa política de cultura, e por sua vez, uma política de livro, leitura e literatura, que chega à sua décima terceira edição. Portanto, ela está consolidada no calendário cultural brasileiro, estando entre as cinco maiores feiras de livro do Brasil. Ela tem como diferencial em relação a outros eventos do mesmo tipo a característica de se associar a uma política de cultura, de conhecimento, de fomento às cadeias criativas e produtivas do livro”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

68431382-1152902138213740-7769637306373242880-n

São 10 dias de eventos recheados de atrações literárias e artísticas, no qual engloba palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, combinando uma programação
diversa e de acesso gratuito.

59285608-1364394640376478-7879409510748520448-nA curadoria da Bienal Internacional do Livro do Ceará são da doutora Ana Miranda, do doutor Carlos Vasconcelos e da professora Inês Cardoso, que estão trabalhando juntos com outros curadores dos espaços e ambientes da Bienal, em que desenvolveram uma programação democrática, diversa e rica para a promoção do livro, da leitura e claro da literatura brasileira, mas específico a literatura cearense.

“A curadora Ana Miranda, junto com a professora Inês Cardoso e o professor Carlos Vasconcelos, estão trabalhando junto com outros curadores dos espaços e ambientes da Bienal, desenvolvendo uma programação muito democrática, diversa e rica para a promoção do livro, leitura e literatura brasileira, mas especialmente também a cearense”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

J0bsU.jpgA Bienal do Ceará está promovendo encontros literários para debater a política do liro, da literatura e das bibliotecas, além de bate-papos entre os autores com o público e também lançamentos de livros. O Espaço Natércia Campos está sendo organizado pela Academia Cearense de Letras, para promoção da Literatura Cearense. Claro como uma boa Bienal nordestina que se preze, não pode faltar o espaço da literatura de cordel com o Espaço Cordel no qual reúne cordelistas, repentistas, xilogravuristas e todas as expressões da Cultura do Cordel.

J0J9A.jpgHá diversas atrações já conhecidas de outras edições, mas também tem uma programação nova que também está programada para acontecer durante a Bienal Fora da Bienal, com atividades que leva a Bienal para outros municípios e comunidades, segundo critérios de programas de democratização do acesso ao livro e à leitura em desenvolvimento no Estado no período do evento, essa é uma novidade que só existente na Bienal do Ceará.

A Bienal também movimenta o mercado, reunindo editores, livreiros, distribuidores e autores independentes, numa grande feira de livros. Com o acesso ao livro e da leitura também é um pilar da política, expresso na Bienal do Livro, por meio da mobilização das secretarias da educação, estadual e municipais, e com escolas particulares, para que estudantes de todo o Estado participem do evento.

Serviço:
XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: 16 a 25 de Agosto/2019
Horário: das 10:00 às 22:00 horas
Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999
Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Para mais informações acesse os endereços abaixo:

Facebook | Instagram | Twitter

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário