Hoje é dia de Rock… Rock Caipira, bebê!

modaderock1920x1080
Nesta semana vamos tocar aqui na nossa Caixa de Som, um estilo de banda um pouco diferente do cotidiano atual, mas que muito comum no cenário independente, que é misturar estilos diferentes, como a banda de rock caipira Moda de Rock, que se apresentou no último final de semana no maior festival de cultura caipira de São Paulo, o Revelando São Paulo 2019, levando a galera, não só o pessoal do sertanejo e country, mas o povo do rock and roll, a curtir uma boa moda de viola no estilo rock de ser.

O projeto Moda de Rock surgiu de uma brincadeira, no ano de 2007, quando dois violeiros, professores e também roqueiros, resolveram mostrar seu potencial do instrumento para seus alunos e ao mesmo tempo reviver a trilhar a sonora de sua adolescência.

A proposta do Moda de Rock é adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira sendo bem recebida pelo público caipira e também roqueiro. Mas foi só em 2011 que a banda surgiu profissionalmente no cenário da música com o primeiro disco “Moda de Rock – Viola Extrema”, que logo conquistou a mídia, foi sucesso de vendas e lotou shows em todas regiões do Brasil, México, EUA, Canadá e Argentina.

Com os ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos, os integrantes, os paulistas da capital de São Paulo, Ricardo Vignini e Zé Helder, perceberam que o rock combina perfeita com a viola caipira e o instrumental de raiz que assim geram uma parceria harmoniosa, entre o metal e o acústico.

A banda Moda de Rock mostrou que não é um grupo passageiro e que veio para ficar, trazendo diversas gravações que incluem grandes artistas do cenário do rock and roll brasileiro, como os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth), o percussionista Marcos Suzano e o cantor e compositor Renato Teixeira.

Em 2016 o Moda de Rock lançou seu novo álbum, “Moda de Rock II”, no qual eles receberam o prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção do disco e circulação pelo Estado. Versões de bandas como Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura e novidades como Queen, Dire Straits, Slayer e Ramones fizeram parte do álbum. Além do CD, a dupla também lançou um DVD ao vivo com participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do tradicional grupo Os Favoritos da Catira – feito via crowdfunding. A dupla também se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Renato Teixeira.

O Moda de Rock desde a sua estreia a 10 anos atrás, vem ganhando seu espaço no cenário musical brasileiro, atraindo todos os tipos de público, do rock pesado ao sertanejo raiz, com uma grande repercussão nacional e internacional, apresentando versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin. A banda gravou e produziu 3 CDs e um DVD do violeiro Índio Cachoeira, além de participou do CD Carbono do Lenine e do seu show no Rock in Rio 2016.

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s