CCXP 2019 bate recorde de público, conteúdo diversificado e muitas estrelas internacionais que abrilhantaram o maior festival de cultural pop do país

IMG-9072
Foto por Priscila Visconti

E lá se foi mais uma CCXP, a sexta edição desses cinco anos de muito sucesso e um grande crescimento não apenas no ramo do entretenimento, mas na incentivação em propagar a cultura pop através de outros eventos, principalmente aqueles que estavam em abaixa, que após a chegada da Comic Con Experience, aumentou o animo da criação e inovação. Além de trazer a a cena o unverso alternativo cultural, principalmente da literatura e dos quadrinhos nacionais, que depois da CCXP, cresce a cada ano.

O festival que neste ano trouxe nomes de fortes do cenário dos quadrinhos, cinemas e televisão, como Gal Gadot, a atual Mulher Maravilha, a Arlequina; Margot Robbie, parte do elenco da série fora do eixo norte-americano La Casa de Papel, o maravilhoso Ryan Reynolds, que não estava divulgando o Deadpool, mas causou muitas emoções da galera e claro, a aparição surpresa de Henry Cavill, que estava na Comic-Con na Argentina e acabou passando pelo país no domingo, para promover a nova série da Netflix, baseada no jogo de RPG, “The Witcher”, que estreia agora em dezembro na plataforma de streaming.

IMG-0345
Foto por Priscila Visconti

Além de grandes artistas dos quadrinhos como o mestre Frank Miller, que já está vindo em sua terceira CCXP, outro ícone da nona arte mundial, o grande Neal Adams, que arrasou em seu discurso no painel do Batman 80 anos, a quadrinista da Mulher-Gato Joelle Jones, Frank Quitelly, Eduardo Risso, Mick Janin, também vieram para as celebrações dos 80 anos do Cavaleiro das Trevas, o artista de diversos heróis como Batman e Superman, mas que atualmente vem sendo lembrado por fazer a série de grande sucesso mundial The Walking Dead, o quadrinista Charles Adlard.

IMG-0047
Foto por Priscila Visconti

Claro que os artistas nacionais também marcaram presença nessa festa da cultura pop brasileira o mestre Mauricio de Sousa, que desde 2014 sempre vai ao evento levar a turminha mais adorada dos quadrinhos, a Turma da Mônica, e outros artistas como a Laerte e seu filho Rafael Coutinho, os artistas nacionais que fazem sucesso no mercado norte-americano Rafael Grampá, Rafael Albuquerque, Ivan Reis e Mike Deodato, estavam todos muito solícitos com o público, atendendo à todos que passavam em suas mesas, que eram filas bem grandes. Mas, sem dúvida esse ano foi a mulherada que reinou na CCXP 2019, com a rainha dos quadrinhos empoderados com muita graça, poder, feminismo e putaria, a inigualável Germana Viana, a delicadeza das artistas Ju Loyola e Becka Prado, um lado mais terror com as artistas Renata CBLZ, Roberta Cirne, Alice Mattosinho e muitas outras meninas do cenário dos quadrinhos nacionais. Claro que os clássicos dos quadrinhos independentes como o mestre Marcatti, o quadrinista da MAD, o Ota e tantos outros abrilhantaram o Artists Alley em 2019.

IMG-0103
Foto por Priscila Visconti

Em sua sexta edição a CCXP já é considerada o maior festival de cultura pop do planeta, reunindo 280 mil pessoas vindas de todas as partes do país, dentre os estados que mais compareceram, São Paulo aparece na frente com 72% – sendo 70% de fora da capital – seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A organização já estima cerca de R$ 265 milhões na economia da cidade e gerado 11 mil empregos diretos e indiretos injetados na cultura do país.

“A CCXP alcançou um lugar de destaque no cenário do entretenimento mundial. Mais uma vez entregamos ao público um festival de qualidade internacional, reconhecido pelos estúdios e que traz para o Brasil conteúdos que vão reverberar pelos próximos meses. Fazer tudo isso pelos fãs e ainda poder gerar emprego e movimentar a economia são coisas que tornam tudo isso ainda mais incrível. Estamos entregando mais um evento épico e já pensando na edição de 2020. Aliás, a CCXP20 já tem data marcada: de 3 a 6 de dezembro”, anuncia Pierre Mantovani, CEO da CCXP.

IMG-0061
Foto por Priscila Visconti

O festival ocupou um espaço de 115 mil m² com ativações de 15 estúdios e plataformas de streaming, 35 lojas especializadas em produtos com temática geek e 55 marcas que, segundo estimativa dos organizadores, tiveram faturamento de R$ 52 milhões, em uma relação de público de 51% homens e 49% mulheres, o que refletiu em uma programação mais igualitária e jovem uma vez que dados indicam que 66% dos visitantes tinha entre 15 e 34 anos.

IMG-9471
Foto por Priscila Visconti

Ainda, a CCXP 2019 teve um painel exclusivo de Star Wars, com a presença dos atores John Boyega, Oscar Isaac, Daisy Ridley e o diretor J. J. Abrams, além de um painel totalmente dedicado a Marvel Studios, com presença do todo poderoso Kevin Keige, além de um line-up incrível que foi palco da pré-estreia de “Frozen 2”, da divulgação do trailer inédito de “Viúva Negra”, do teaser de “Eternos” e do aguardado trailer de “Mulher-Maravilha 1984”, que teve uma inédita transmissão global via Twitter.

IMG-9504
Foto por Priscila Visconti

Foram mais de dois mil formadores de opinião, entre jornalistas e influenciadores, vindos de 25 países, além de 170 profissionais de foto, vídeo, redes sociais e conteúdo. Foram exibidas mais de 130 horas de transmissão ao vivo, com uma unidade móvel dedicada à transmissão da Omeleteve, canal do Omelete no Youtube, com uma conectividade de 60 quilômetros de fibra ótica conectando todo o pavilhão com wi-fi gratuito disponibilizado para os todos os visitantes e tecnologia 5G para cobertura de conteúdos em tempo real, com aparelhos celulares de última geração. Apesar de em certas horas, alguns pontos parecerem não terem acesso, mas como qualquer evento com muita aglomeração e a internet precária que temos aqui no Brasil, mas era só nas partes com um maior número de público em que o wi-fi falhava.

IMG-0067
Foto por Priscila Visconti

Neste ano a Warner foi a grande estrela do Auditório Cinemark XD, além dos projetos e suas estreias para 2020 e projetos para os próximos anos como “Scooby! O Filme”, “Tom & Jerry”, “Space Jam 2”, “DC Super Pets”, “Em um Bairro de Nova York” e “Esquadrão Suicida”, filme que terá a brasileira Alice Braga no elenco.

Mas que fechou não só a noite, mas a CCXP 2019 com euforia e excitação, foi a estrela de Mulher-Marvilha, a atriz Gal Gadot e a diretora Patty Jenkins, que elas encontraram uma legião de fãs apaixonados, onde elas contaram ao público um pouco sobre a produção de “Mulher-Maravilha 1984” em um painel que teve transmissão pelo Twitter e colocou a CCXP19 nos trending topics da rede social.

IMG-9279
Foto por Priscila Visconti

A CCXP 2019 bateu seu próprio recorde público de 262 mil visitantes, se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do mundo.

O evento já faz parte do calendário cultural do país, e já tem data para a próxima edição, que acontecerá no São Paulo Expo entre os dias 03 a 06 de dezembro/2020, com um convidado no line up para o próximo ano, o diretor Matt Reeves, de The Batman, que estreia nos cinemas em 25 de junho de 2021, que enviou um vivo e confirmou a presença na Comic Con Experiencie no próximo ano.

Sei que vocês são os maiores fãs de Batman e da DC, por isso estaremos aí na CCXP20″, afirmou.

IMG-8635
Foto por Priscila Visconti

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s