1917, a determinação de um soldado e a aflição de uma guerra

1917-filme-sam-mendes-61

1917 começa como uma experiência misteriosa, somos apresentados a dois soldados da frente britânica descansando, logo a ordem é dada e os dois partem imediamente ao encontro do general. Lá recebem uma missão que pode salvar a vida de 1600 homens.

A ambientação nos leva de certo modo ao dia a dia da guerra, vemos a concentração de soldados nas trincheiras e a movimentação de tropas enquanto acompanhamos os dois soldados Blake e Schofield partindo para a missão. O caminhar apressado e o caminho longo em que os dois vão andando nos dão uma dimensão da enormidade e das condições nas trincheiras.

A filmagem que mostra os soldados de maneira contínua e focada neles nos atribui a sensação de perigo e suspense uma vez que somos apresentados ao perigo simultaneamente aos dois. Roger Deakins, o diretor de fotografia, através do recurso de filmagem de longas tomadas acrescenta ao filme o aspecto de filmagem continuada, fator que aumenta a imersão na história e nos sentimos juntos com os soldados em sua missão.

cena-de-1917-filme-de-sam-mendes-1579213729520-v2-1500x1000

O longa também se intensifica através das grandes atuações de Dean-Charles Chapman e George MacKay no papel dos dois soldados, o restante do elenco também faz um ótimo trabalho que contribui para a percepção da tristeza, das perdas e da miséria causadas pela guerra. A trilha sonora também contribuiu nesses aspectos, uma vez que também remonta toda a situação intrínseca.

O épico realista de guerra e suspense, dirigido co-escrito e produzido por Sam Mendes (Beleza Americana e alguns filmes da franquia 007), consegue nos transportar para o sofrimento da guerra através da determinação de um soldado, sua honra e comprometimento que nos toca emocional e visualmente.

O filme esta em cartaz nos cinemas e é um dos grandes do Oscar 2020, indicado em 10 categorias, incluindo a de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original. E ainda, ganhou a premiação do Globo de Ouro na categoria de melhor filme-drama.

 

Por Lucas Aaron

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s