Stealth, Hitman e Curiosidades do Gênero

yfif

Recentemente eu realizei a compra de Hitman 2, não é mais um game inédito e grande parte de suas inovações já foram apresentados em Hitman (2016). Entretanto uma das coisas que noto e que poucas pessoas percebem é a grande influência dessa franquia, que desde os anos 2000, trouxe diversas mudanças no gênero stealth, e mantém sua originalidade até os dias de hoje.

Hitman 2, assim como todos os outros títulos da franquia são propriedades da IO Interactive, atual empresa independente. Algo que grande parte do público desconhece é que no ano de 2017, a Square Enix era uma das detentoras dos direitos da propriedade intelectual do jogo, e nesse mesmo ano, ocorreu uma grande perda fiscal, fazendo com que diversos investidores tentassem realizar a compra do estúdio IO Interactive e também negociar pelo
título. Após diversos conflitos e negociações, o estúdio optou em não ser absorvido por nenhuma parte, mas sim, manter sua originalidade, dessa vez como um estúdio independente.

Isso é bem notável quando comparamos Hitman 2 e seu antecessor Hitman, pois percebemos diversas mudanças, a princípio Hitman foi lançado em um formato episódico e levou quase um ano para o lançamento total. Enquanto Hitman 2 foi lançado de forma única, contendo toda a experiência de uma forma mais rápida e simples, sem exigir diversas compras para a experiência completa. Ambos os títulos se diferem muito com Absolution, um dos piores títulos da franquia, no qual o maior foco era o combate, perdendo sua essência e explorando um público de nicho.

hitman-2-edico-limitada-ps4-midia-fisica-filme-D-NQ-NP-742756-MLB28692254743-112018-F

Falando sobre realmente o que importa, as nuances do game são realmente incríveis desde os primeiros títulos. Em Hitman, controlamos o Agente 47, um espião internacional com diversos dotes e habilidades únicas, sendo fluente em diversos idiomas e habilidades incríveis.

Tudo isso foi causado por um experimento secreto, no qual foram treinados diversos garotos para se tornarem verdadeiras armas de combate. O rosto do Agente 47 é baseado no ator David Bateson desde o lançamento, e envelhece à medida que o ator também envelhece.

O título trouxe diversas melhorias para o gênero Stealth desde os primeiros títulos, quando comparamos com jogos como Metal Gear ou Splinter Cell, vemos uma semelhança com os três jogos, ambos são títulos que se assemelham com espionagem, mas tanto Metal Gear como Splinter Cell são títulos com ênfase na espionagem militar, com enredo focado na evolução militar futurista e moderna. Hitman costuma trazer ambientes urbanos e tem uma ambientação mais sutil. O Agente 47 não enfrenta robôs gigantes ou exércitos privados a todo momento como os protagonistas dos outros títulos. Da mesma forma, o jogo nos traz uma abordagem mais plausível, embora os títulos tenham diferenças absurdas, ambos são os principais jogos do gênero e foram referência para diversos títulos posteriores e outros que estão sendo desenvolvidos.

ss-fba5f4f7abb11ef4723b7cc37e5d756216ae824d-1920x1080

Uma outra curiosidade sobre o gênero que alguns desconhecem é sobre a origem dele. Tudo começou em Metal Gear, o game estava planejado para ser um título de ação pura, mas um bug fez com que o personagem pudesse passar pelos inimigos pelas costas e ser ignorado e com isso, Hideo Kojima decidiu então mudar completamente a proposta inicial e o bug se tornou o principal recurso do jogo.

Convido os amantes de jogos para aproveitarem cada minuto desses títulos. A jogabilidade mais lenta e calculista é uma verdadeira experiência única, sendo criativos e desafiadores até os dias de hoje. São títulos com enredos fantásticos e com muito potencial pela frente. Há diversas franquias incríveis desse gênero e que estão crescendo diariamente, há alguns jogos como Sniper Elite, Dishonoured e a franquia Assassin’s Creed.

HITMAN 2 foi lançamento em 13 de novembro de 2018 para os consoles da Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Para mais informações acesse www.hitman.com e para adquirir, basta entrar no HITMAN2 no Steam.

 

Por Leonardo Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s