Sigma Theory – Um minuto para a meia-noite

Sigma-Theory-Global-Cold-War-Free-Download

Sigma Theory é um dos jogos que mais me impressionaram no momento com sua jogabilidade simples, mas desafiadora faz com que o jogo se torne único e crie uma barreira impressionante entre a dificuldade e o sucesso. De forma resumida, o jogo se assemelha muito a um jogo de tabuleiro clássico, como War, The Resistance e outros. O jogo possui uma premissa simples e a construção do enredo depende inteiramente ao jogador e a sua própria
experiência.

Sigma Theory: Global Cold War foi desenvolvido pelo estúdio francês Mi-Clos Studio, e foi lançado em sua versão final em Abril de 2019, em sua última atualização trouxe novos recursos e a inclusão de eventos na África para complementar o enredo.

O jogo se inicia quando cientistas ao redor do mundo desenvolveram uma tese, conhecida como A Teoria Sigma, que seria capaz de acelerar a tecnologia e criar resultados milagrosos, e ao mesmo tempo catastróficos, caso caia em mãos erradas. A ambientação Cyberpunk e a projeção de uma futura guerra fria nos faz refletir adiante de cada escolha, pois não há decisões corretas, apenas aquelas capazes de impedir um fim catastrófico.

20190428234145-1

Inicialmente, os jogadores são encarregados de escolher um pequeno grupo de espiões a serviço de um país, podendo escolher países na Europa, América do Norte, Ásia e África. Aonde ele decidirá a identidade de seu personagem e de seu cônjuge, o que permite também pessoas do mesmo sexo, algo agradável para diversos públicos. Após a criação do personagem, cabe ao jogador fazer a escolha de seus espiões.

Deverão ser escolhidos quatro espiões, que serão divididos entre suas fraquezas, suas forças e seus atributos. A decisão abre a oportunidade de um pequeno jogo. Você deverá escolher seus espiões baseado no enredo de cada personagem e convencê-lo a se juntar ao grupo. Sua escolha de palavras poderá ou não fazer com que o personagem se junte a seu grupo. Algo semelhante a um date-sim, porém de uma forma muito reduzida e de certa forma, interessante para o enredo, sem atrasar a ação do jogo.

Em seguida o jogador avançará para a parte principal do jogo, na qual o objetivo é fazer com que o projeto Sigma evolua ao máximo, evitando a exposição de uma guerra nuclear, e para isso, pensar em diversas formas para atingir o sucesso do projeto, mas ele depende do serviço de cientistas que estão trabalhando de forma individual em cada país e é responsabilidade do jogador escolher algum país vizinho ou mais evoluído tecnologicamente para espionar. Ao chegar em algum país e fazer o reconhecimento dos cientistas e dos diplomatas, o jogador deve decidir a melhor maneira de se manter em determinado país e buscar cientistas para o projeto. Cientistas poderão ser convencidos ideologicamente, poderão ser comprados, seduzidos ou até mesmo solicitados através de ações diplomáticas. Entretanto nem todos os casos poderão obter êxito, logo restando a opção de sequestro e apreensão de cada cientista.

664dc2f6-d644-42ee-9ac0-e2ab0967260f01

Cada ação do jogador poderá acelerar ou diminuir a progressão do Relógio do Juízo Final, um recurso que calcula a progressão para a derrota do jogador (e de toda narrativa construída). Para evitar a progressão, o jogador deverá realizar diversas ações para promover a paz entre os países. Caso o relógio atinja a meia-noite, o jogador será derrotado.

A cada evolução do projeto Sigma, diversos grupos interessados podem surgir, entidades poderosas pedirão para estudar seus avanços e lhe trazer benefícios, isso inclui grandes corporações científicas e células terroristas. Caso o jogador decida trabalhar com terroristas, diversas opções surgirão quando tramar contra algum determinado país, gerando o caos, morte de civis e diversas eventualidades, algo que definitivamente acelera o Juízo Final.
O jogador poderá entregar seus estudos para as corporações e receber diversas recompensas, mas limitar o progresso da tecnologia aos mais ricos ou liberar ao público e garantir vantagens para os seus espiões.

Seu cônjuge também surgirá diversas horas lhe solicitando ajuda para algumas tarefas, o que poderá necessitar do auxílio de seus espiões, uma vez que ajudar o cônjuge irá atrapalhar o processo da operação, mas também irá trazer suas vantagens para o auxílio no jogo.

Quando um cientista for convencido, ele se tornará um agente duplo, estando apto a fornecer apoio indireto para o seu país, e caso queira recrutar de forma definitiva o cientista, deverá realizar uma exfiltração. Ao entrar nesse modo, o jogo mudará completamente a ambientação e mostrará seus primeiros gráficos 3D, desse modo, o jogador prestará auxílio para o Agente Secreto, e irá mover o cientista até o ponto de extração, evitando conflitos com
civis e a polícia. O jogador poderá usar Drones, Mísseis e contato com células terroristas para ajudar no resgate do cientista, caso queira. Nessa fase, tudo é possível acontecer, mas o objetivo principal é garantir a segurança de seu agente e do cientista, portanto recorrer a violência deverá ser usado em último caso. Diversas situações aleatórias ocorrerão com o grupo durante a fuga, como barragens, protestos, trânsito, perseguições com a polícia e
outros. Caso o jogador seja bem sucedido, será realizada a contagem dos danos, caso civis e policiais sejam feridos, isso diminuirá as ações diplomáticas e acelerará o Juízo Final.

O jogo parece extremamente complexo, mas cada player consegue se divertir a cada partida, em que os espiões tem sua própria maneira de trabalhar, o que faz com que as operações nunca saiam como o planejado. A dificuldade é progressiva, o que faz com que o início seja bem simples, mas conforme o relógio vá avançando e os países vão evoluindo, as tensões vão surgindo gradualmente, fazendo com que o jogador tenha que agir rápido, então eles irão invadir o seu país buscando por informações e cientistas e o cenário se tornará caótico, mostrando em um jogo enigmático e estratégico, para o desenvolvimento do jogo.

Dwip0d-KWk-AALBq-Q

A trilha sonora é incrível e complementa a cada momento. Os gráficos são ímpares e a interface auxilia muito jogadores novatos a se identificarem pelo jogo. Os textos formam diálogos interessantes com cada espião, mostrando biografias vivas e personagens tridimensionais, com grande complexidade em cada um. O game faz com que cada vitória seja celebrada e cada derrota gere interesse em recomeçar com outras estratégias.

Recomendo o jogo para qualquer jogador fã de títulos rogue-like e que tenham interesse em jogos diplomáticos e militares. Esse tipo de tensão estratégica em jogos de turno eu havia sentido da última vez quando joguei X-COM, outro título interessante para quem admira esse gênero.

Sigma Theory está disponível para as plataformas Microsoft Windows, Linux, macOS, Mac OS Classic. Para mais informações acesse a página do Steam, informe sua data de nascimento, já que o jogo contém classificação para maiores de 18 anos, e descubra mais sobre The Sigma Theory.

 

Por Leonardo Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s