Com as proximidades da páscoa, e esse clima de clausura de estamos vivendo atualmente, um personagem bem icônico da cultura nacional independente completou 11 anos de existência, este é nada fofo e tampouco simpático, Coelho Nero, do quadrinista, arte-finalista e colorista Omar Viñole.
Viñole lançou a primeira tira do Nero no dia 6 de abril de 2009, com suas rabugices, sarcasmos e comentários bem afiados, ele conquistou a web, com tiras semanais, o artistas publica em um blog do personagem, as peripécias do coelhinho, que não o confunda com o da Mônica, pois de fofo, ele não tem nada.
As tiras remetem a temas sociais, políticos e relacionamentos sociais, sempre com um tom sarcástico e um humor contestável e controverso, rendendo com este trabalho, a concorrer várias vezes pelo Troféu HQMix de “Web Tiras”.
Viñole que nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1973, todavia ele é naturalizado brasileiro e radicado em São Paulo. Iniciou sua carreira no começo da década de 1990, trabalhando em alguns estúdios de arte como desenhista e arte-finalista.
Além disso, o quadrinista participou da produção e desenvolvimento dos personagens Turma da Xuxinha em 1997, e ainda desenvolveu trabalhos com outros desenhistas, tanto em ilustrações quanto em histórias em quadrinhos. Entre os prêmios, Omar eecebeu o Troféu Ângelo Agostini de Melhor arte-finalista em 2003 e em 2015 pelo lançamento de “Yeshuah – Onde Tudo Está” e em 2009 recebeu o Troféu HQMIX pela publicação independente “Depois da Meia Noite”, em parceria com Laudo Ferreira, e em 2017 recebeu o prêmio de arte-finalista pelo seu trabalho em Yeshuah Absoluto, onde participou como arte-finalista do álbum.
O artista ainda produziu a webcomics do movimento musical “Clube da Esquina”, entre 2008 e 2009, e anos depois foram publicadas pela Devir Livraria. Omar coloriu a série educativa “História do Brasil” em quadrinhos, da Editora Europa, que também teve a participação de Edson Rossatto e Jota Silvestre (pesquisa histórica e roteiro), além dos desenhos de Celso Kodama e Laudo Ferreira. E ainda, fez as artes das revistas Volkan, com roteiro do quadrinista e editor Allan Albuquerque.
Atualmente, Viñole trabalha na terceira edição da revista Volkan e colorindo a HQ “Meta”, com roteiro de Marcelo Saravá e desenhos de André Freitas, que deve ser lançado no segundo semestre de 2020.
Para conferir as novidades do Coelho Nero acesse:
Blog | Facebook | Instagram
E para conhecer mais sobre o artista criador deste personagem e de outras obras inigualáveis basta acessar:
Site | Facebook | Instagram | Twitter