Os acontecimentos dos Sete Reinos de Game of Thrones

1-Game-of-thrones
A saga de hoje é o grande sucesso da literatura e da televisão, a série Game of Thrones escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra, foi lançado originalmente no ano de 1996, vencendo o Prêmio Locus de 1997 e o Prêmio Nebula de 1998, tendo sido indicado também ao World Fantasy Award de 1997, a novela Blood of the Dragon, compreendendo os capítulos de Daenerys Targaryen do romance, venceu o Prêmio Hugo de 1997 para “Melhor Novela”.

O livro tem diversos itens derivados baseados na saga, incluindo jogos de cartas, jogos de tabuleiro e um Role-playing game (RPG), além de uma série de televisão, baseada em As Crônicas de Gelo e Fogo, intitulada Game of Thrones, estreou em 17 de abril de 2011 nos Estados Unidos. Produzida pelo canal HBO, sua primeira temporada adapta o enredo de A Game of Thrones.

No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2010 com o título A Guerra dos Tronos. Por sua extensão, em Portugal foi dividida em dois volumes, lançados em 2007 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo.

O seriado recebeu boas críticas em sua primeira temporada sendo indicada para diversos prêmios, incluindo o Emmy do Primetime de melhor série de drama e o Globo de Ouro de melhor série dramática; Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister, venceu o Emmy do Primetime de melhor ator coadjuvante em série dramática e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em série de televisão.

A série também conquistou o Emmy de melhor projeto de créditos principais, e possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Game of Thrones ganhou 59 Emmys, mais do que qualquer outra série de televisão. Além de entrar para o Livro de Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo. O número foi alcançado graças ao segundo episódio da quinta temporada, intitulado “The House of Black and White”.

A saga de Game of Thrones segue três linhas de histórias principais simultaneamente, a história registrada de Westeros se estende até cerca de 12.000 anos atrás, de acordo com a tradição, embora a precisão das lendas e mitos relatam muito dessa história, de que ela seja encobertamente questionada pelos mestres da Cidadela.

Esse povo que habita o mundo das culturas medivais da vida real, no qual os os continentes de Westeros, Essos e Sothoryos estão, não possui um conhecimento sobre como seu mundo foi criado. Sendo assim, isso contrasta com legendarium da Terra-média de J.R.R. Tolkien, onde os personagens chegaram a se encontrar com seus deuses ou seres angélicos e conheciam a história completa de seu mundo.

No mundo de fantasia no qual Westeros se situa a civilização acabou de abandonar o nível de caçadores-coletores, como na vida real. Muitas culturas diferentes têm suas próprias teorias sobre como o mundo começou e como a raça humana evoluiu, geralmente ligadas à religião que praticam. Mesmo as “tradições culturais” e histórias orais mais simples têm muito a dizer sobre o assunto, mas nenhuma prova concreta.

Algumas dessas tradições são conhecidas por serem claramente imprecisas: os dothraki acreditam que os primeiros homens surgiram há mil anos, quando mesmo as histórias escritas de outras civilizações contínuas remontam a cinco ou seis mil anos. Todas essas histórias escritas mais recentes remontam a cerca de 6.000 anos, quando os ândalos introduziram a escrita pela primeira vez em Westeros, sendo os Primeiros Homens, mas que não tinham sistema algum de escrita avançada, a não ser as runas para marcar os túmulos, sendo dessa forma, toda o enredo antes dos seis mil anos atrás, baseia-se na tradição oral.

Durante a Era dos Heróis, são semilendários, e alguns dos contos mais fantasiosos desses tempos provavelmente têm pouca base na realidade. Ainda, todas as lendas e histórias podem ter um pouco de verdade por trás delas, sendo dos muitos eventos anteriores a época dos Westeros. As histórias escritas em Essos sobre as grandes civilizações de Valíria e Ghis também remontam a aproximadamente seis mil anos. Mesmo assim, ela é quase duas vezes mais comprida que a história escrita contínua que existe no nosso mundo, igualando-se apenas a história escrita estendendo até a construção do primeiro zigurate na antiga Suméria. A tradição oral remonta ao dobro desse tempo.

Na trama é narrado os acontecimentos dos Sete Reinos, onde uma guerra pela posse do Trono de Ferro é travada, a história se desenvolve principalmente no continente de Westeros, com uma extensão equivalente à da América do Sul, mas também em uma extensa terra ao leste chamada Essos. Em Westeros fala-se uma língua comum, que possui vários dialetos regionais. Já em Essos falam-se diversas línguas, tais como o idioma dothraki, o valíriano moderno, dentre outras.

Em um passado, o sete reinos independentes foram tomados, um a um, sendo posteriormente unificados por Aegon e suas irmãs-esposas Rhaenys e Visenya, todos da Casa Targaryen. Embora os Targaryen possuíssem um exército pequeno comparado com os dos outros reinos eram a única casa nobre que possuía dragões, o que acabou por lhes dar a maior vantagem.

Mas, com as espadas de seus inimigos derrotados, Aegon construiu o lendário Trono de Ferro e sua linhagem governou sem mais incidentes, então os reis dos reinos conquistados podiam continuar a governar os seus respectivos territórios, descendo ao estatutos de Senhores, desde que prestassem vassalagem ao Trono de Ferro e convocassem os seus exércitos sempre que o rei necessitara.

Foram quase três séculos, que a hegemonia dos Targaryen é quebrada com uma rebelião feita pelo jovem Robert Baratheon, e com seus aliados, usurpam a coroa. Os romances, que iniciam pouco mais de treze anos após este evento, passam então a narrar três tramas principais apresentadas no primeiro livro, A Game of Thrones.

Além do livro, que foi a obra principal e o seriado, a saga Game of Thrones – As Crônicas de Gelo e Fogo, também foi adaptado para um grande número de formatos, como jogos de videogame, histórias em quadrinhos, bonecos em miniatura, sendo um grande sucesso de público em todo o mundo, pois os fãs fervorosos aguardam ansiosamente pelo novo livro, que há boatos de que o autor George R. R. Martin disse poderia sair uma história de Game of Thrones.

Originalmente a saga é concebida em uma trilogia, sendo que a série  consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados.  Além de três contos derivados e algumas novelas que consistem de resumos dos livros principais, que Martin também escreveu

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário