A editora Quadriculando apesenta aos fãs de quadrinhos brasileiros, um material exclusivo, singular e com uma trama e formatação inigualável. Trata-se da HQ Ayar, a lenda dos Inkas, criado pelo autor e diretor da editora Tawa, Oscar Barriga, que junto com os roteiristas Virgínia Flores, Bernardo Becerra e Erli Torres, desenvolveram de maneira significativa as representação do império Inka.
A história traz os feitos de dois irmãos de tradição inca, os irmãos Ayar, que também é conhecida como a mitologia da costa, montanhas e selva do Peru, que traz de forma inerente as culturas antigas das raízes Inkas, que o originou-se posteriormente na sociedade peruana. Em uma obra permeada de aventura, misticismo, lendas e uma inserção a um mundo de fantasia que transporta o leitor a uma ficção singular dos precedentes incas.
O quadrinho traz surpresas e reviravoltas envolventes a trama, que se desenrola de maneira dinâmica e inovadora, além de mostrar um pouco da cultura e tradições originárias do Peru, com suas lendas pouco conhecidos aqui no Brasil, que fará os aficionados por história e cultura regional se encantar por essa obra, que inicia a saga de Ayar e seus irmãos.
“Ayar, a lenda dos Inkas” é a primeira publicação de Barriga, que desde garoto sempre gostou do universo dos quadrinhos, e anos depois pensou em desenvolver uma história sobre a lenda dos inkas para ser exportado para todo o mundo. Até então, tudo bem, porém, o ramo da editoração não é tão simples como pensam. A ideia original eram lançar 1 milhão de exemplares, que acabaram se limitando a apenas mil, no começo, e o autor pensou em apresentar de pronto da comic con mais antiga do mundo, a San Diego Comic Con, pediu apoio de alguns amigos, pegou sua maleta e foi um rumo à Califórnia.
Todavia, nada foi tão fácil quão ele esperava, pois acasos acontecem e ele pensou até em desistir da viagem e regressar ao Peru, porém sua determinação e perseverança eram maiores, e lá estava ele na SDCC, ao lado de ilustradores de renomes da cena quadrinistica, que realizando trabalhos mundialmente conhecidos, como HQs de Superman, Batman, X-Men, etc. Mas, Oscar não desistiu, e como bom marqueteiro que é, saiu compartilhando sua história da lenda dos heróis de Machu Picchu, e lá se foram 1, 2, 3,… 10, 100 e 1000 exemplares vendidos. Ele estava feliz e encantado com o tal feito, quando regressou ao Peru, começaram as chamadas internacionais para futuros lançamentos e parcerias de Ayar, além dos prêmios que vieram com a publicação.
Desde então, sua HQ já foi lançada em 127 países, sendo um êxito por onde passou, sempre ampliando seus horizontes e conquistando o Globo por completo, com subtramas e um desenrolar fantástico da história. Nos Estados Unidos, a campanha de Ayar contou com um letreiros na Times Square. E agora, este material chega em primeira mão pela ao Brasil, pela editora Quadriculando, que está com uma campanha excepcional no Catarse.
“A vida realmente é intensa, mas vale a pena“, disse Oscar Barriga em um painel na convenção de negócios TEDxCharacato em 2018, na cidade de Trujillo, Peru.