Art Spiegelman participa pela primeira vez do maior evento de cultura pop do planeta

16249873-303

Um dos maiores ilustradores de história em quadrinhos americano, estará presente na edição online da CCXP Worlds, o cartunista e autor sueco, Art Spielgelman, 72 anos, participará pela primeira vez do maior festival de cultura pop do mundo em um dos painéis no palco do vencedor do mais importante prêmio editorial norte-americano, o Pulitzer, em 1992.

16108760-404Autor de ‘Maus, uma das mais emocionantes narrativas sobre os campos de concentração e a Segunda Guerra Mundial, Spiegelman também lançou ‘À Sombra das Torres Ausentes’, na qual reflete sobre os atentados de 11 de setembro de 2001.

O autor começou sua carreira bem cedo participando de fanzines, depois assinando como artista e editor de várias publicações alternativas, principalmente de humor.

unnamed-2Ele e sua esposa Françoise Mouly, foram fundadores e editores da revista Raw, importante publicação que o popularizava os novos talentos vindos dos quadrinhos alternativos. Trabalhou durante 10 anos na The New Yorker, umas das mais conceituadas revistas do mundo. Spiegelman foi ainda autor de livros infantis, professor em escolas de artes e teve seus trabalhos expostos em museus americanos e do mundo. Sua mais recente obra lançada é ‘Co-Mix: A Retrospective of Comics, Graphics, and Scraps’.

5aa015959b9ff-image

Spiegelman foi uma figura de destaque no chamado movimento underground dos quadrinhos nas décadas de 1960 e 70, contribuindo para publicações como Real Pulp, Young Lust e Bizarre Sex. No começo de 1968, ele sofreu um colapso nervoso no Harpur College em Binghamton, Nova York, onde estudava. Levado para um manicômio, Spiegelman logo se recuperou. Pouco tempo depois sua mãe, Anja Spiegelman, sobrevivente de Auschwitz, cometeu suicídio enquanto Art passava um fim de semana com sua namorada. Ele incluiria sua história “Prisioner on the Hell Planet” de 1973 em Maus, que descrevia este evento traumático.

Art-Spiegelman-characterO autor já participou de um dos episódios de Os Simpsons, junto com Alan Moore e Daniel Clowes, aonde eles foram à loja para uma sessão de autógrafos de quadrinhos e durante a sessão em Coolsville, Alan Moore fica furioso porque Milhouse pede que ele assine uma cópia de Watchmen Babies in V for Vacation. Art diz a Alan para se acalmar, então Alan começa a ler um quadrinho da Luluzinha.

A presença de Art Spiegelman na CCXP Worlds é uma parceria com a Quadrinhos na Cia., que publica as obras do autor no Brasil, e o artista estará presente todos os dias no Artists’ Valley do evento e também participando de alguns painéis exclusivo, que em breve será divulgado.

A CCXP Worlds: A Journey of Hope acontece de forma totalmente virtual e, vai alcançar os lares de fãs do mundo inteiro nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s