Skript lança no Brasil graphic novel francesa em homenagem ao marinheiro Popeye

6791422-E-BCAF-4-E90-828-E-E4-CCD0-F51688

Um dos personagens mais icônicos da cultura pop mundial, por sua característica única, sua roupa de marinheiro, seu cachimbo no canto e por comer muito espinafre sempre que ele sente perigo, principalmente com namorada Olívia Palito, o marinheiro Popeye é um dos pioneiros das HQs, como o editor e pesquisador da Skript, o Diego Moreau disse; – “Popeye é o elo perdido entre os pulps e as tiras de super-heróis”.

O personagem estreou em 17 de janeiro de 1929, no New York Journal, foi criado por Elzie Crisler Segar, porém sua tirinha já existia no Thimble Theatre desde 1919, em que nela constava Olívia Palito e seu antigo namorado Ham Garvy eram os personagens principais. Mas com a inclução do marinheiro nas histórias no ano de 1929, o sucesso entre os leitores foi imediato, fazendo o que mais leitores querer ler aquele marinheiro.

segar-grupa

Sua primeira aparição foi como coadjuvante na trama em que o irmão de Olívia, Castor Palito, em busca de um tesouro, convida Popeye para auxiliá-los. Esses elementos são homenageados na graphic novel de Lelis e Ozanam.

0ab63f52a31cc6dcfecc27b9b8b75865
Mas depois em em diante em 1933, outras tiras foram adaptadas em diversas outras mídias como, curta-metragens produzidas pelo cultuado Fleischer Studios. É daí que vem uma das mais conhecidas músicas temas da cultura pop, I’m Popeye the Sailor Man, composta por Sammy Lerner. Além de outras animações com novos personagens, que foram incorporados a mitologia do Popeye e ele tomou para si o protagonismo das histórias, consagrando-se como um dos personagens mais populares do planeta. Na década de 1930, por exemplo, seus desenhos rivalizavam com Mickey Mouse como os preferidos do público.

popeye-spinach

No começo dos de 1940, Popeye fez uma animação no Famous Studios (divisão da Paramount), e claro que o estúdio Hanna-Barbera não iria deixar de fazer sua versão do personagem, foi nos anos de 1970, que lá para cá, Popeye seguiu velejando rumo ao coração do público, conquistando até hoje crianças e adultos. Mas foi na década de 1980 que o personagem foi para o cinema, pelas mãos do diretor Robert Altman, em que Robin Williams (Popeye) e Shelley Duvall (Olivia) eram os protagonistas, da trama.

Em 2015, com o layout clássico, Popeye ganhou um quadrinho novo, mas foi em 2019, pela editora francesa Michel Lefon, em homenagem aos 81 anos da morte de seu criador, que Popeye ganhou sua edição mais bonita. POPEYE – UM HOMEM AO MAR é uma versão inédita do personagem que, finalmente, será publicada no Brasil pela Skript. Com todo a pompa e circunstâncias que a obra e o querido marinheiro merecem.

AB7-A0-CEC-41-F8-4195-B165-0-CC732-F8-E26-D

Essa obra elogiado, finalmente chega ao Brasil, a graphic novel bastante diferente de suas primeiras histórias, e dos famosos desenhos animados, o Popeye desta HQ é um herói improvável que poderia ser encontrado em qualquer porto pelo mundo. O marinheiro que completou 92 anos de criação ganhou essa poética e histórica de aventura pelas mãos do mineiro Lelis e do francês Ozanam.

5785-C6-BE-2-C5-A-4986-8-EA7-2-FC67-D8-F167-E

Nesta graphic há muitas camadas de humor, como uma melancolia e uma beleza que só o afiado e sensível roteiro do francês Ozanam, com a exuberante arte aquarelada de Lelis, poderia expressar. Uma releitura da origem do personagem, que tinha surgido como apenas um passageiro coadjuvante na tira Thimble Theatre.

Os fãs do Popeye, não pode deixar de conferir essa graphic novel, que está imperdível e remete total a história do icônico personagem criado nos anos de 1919, mas batizado oficialmente em 1929, feito pelo grande artista norte-americano Elzie Crisler Segar, é só dar sua contribuição no Catarse e garantir seu exemplar, antes mesmo de chegar às lojas.

Para mais informações acesse os endereços da Skript abaixo:

Site | Facebook | Twitter | Instagram

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s