Isabella Bretz canta com sutileza as nuances do universo

Isabella-Bretz-por-Isabella-Bretz

Isabella Bretz é aquela artista que encanta na primeira audição, com sua voz sutil e precisa, ela permeia entre o pop, o indie e o folk, interpretando suas canções com harmonia e significado inerente, que traz reflexão e empatia a suas produções simples e expressivas, compondo e transitando o público a lugares e emoções singulares que tocam diretamente na alma e no coração.

Isabella lançou recentemente seu novo compacto Retalho de Mundo, aonde compõe a faixa “Faísca de Pó”, com sua simplicidade e metáforas consideráveis e mostra as nuances de nossa pequena existência neste imenso universo, explicando e forma clara e simplificada as incoerências sobre nossa vivência.

Eu tinha um assunto em mente para escrever uma música, mas tudo que ia pro papel não combinava, não rimava. Tentei várias vezes. Um dia, sentada no chão da sala, de repente houve uma ‘epifania’, tudo fez sentido. E por que cargas d’água eu preciso rimar? O que acontece com as pessoas que não rimam? Vão presas? Que libertação! Escrevi toda a letra em 8, 10 minutos. Peguei o violão e brinquei com dois acordes. Para que mais, se essa só precisava de dois? E assim nasceu ‘Faísca de Pó’”, recorda a artista.

A produção desta canção ficou em conjuto de seu parceiro de longa data, Jackson Abacatu, que ambos trabalharam juntos no projeto de curtas chamado Pequenezas, ao lado do músico Rodrigo Lana, e se apresentaram em diversos festivais pelo Brasil e no exterior. Abacatu ainda produziu algumas outras capas de outros discos de Isabella. O videoclipe começa em um simples traço, assim como a melodia, mas que adentra profundamente e com intensidade os infinitos âmbitos entre a experiência e a competência humana em viver, sobreviver e entregar-sediante a evasão mundana, em uma mistura complexa e representativa, dialongando com estilos e distitnas intervenções visuais e sonoras, mas que juntas se equilibram e compõem uma canção audível e límpida.

Fa-sca-de-P-Still-1-2

Eu quis fazer uma animação para ‘Faísca de Pó’ porque juntei uma vontade latente de realizar uma experimentação em rotoscopia com a carga de simbolismos e mensagens que a música traz, o que eu pessoalmente acho muito rico de ser transmitido para esse mundo da animação. A música desperta um sentimento bom, uma energia sutil que passeia pela reflexão sobre a vida e nosso lugar no universo”, sintetiza Jackson Abacatu.

Isabella já segue neste barco desde 2012, com o álbum “Saudade“, tocando distintos sentimentos e momentos, ela sempre expressou sobre a rotina inconstante da vida humana perante a imensidão do universo, tanto que em 2017, quando saiu seu segundo trabalho “Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa“, a artista descreveu oito poemas musicadas cada um em um país da lusofonia, todos escritos por autores vivos.

13087114-879780282132580-1930633641874236995-o

A cantora ainda produz e apresenta o programa de rádio Bella Hora, abordando um assunto diferente a cada semana, e é uma das produtoras do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, sendo parte da coordenação geral e a responsável pelas edições em Lisboa.

isabella-thiagofranco

Bella ainda adentra afundo em projetos artísticos variados, como “Pequenezas“. Em 2019, junto com Rodrigo lana, lançou o livro “Conhecimentos de Áudio Para Cantores”, apresentando esse universo técnico com linguagem simples e acessível. É graduada em Relações Internacionais e atua na área através de projetos culturais.

Uma artista completa e distintiva, que usa de seus sentimentos mais intrísencos para entregar-se as suas composições melódicas e primordiais para ponderar conhecimentos que rondam o universo, que entontece e perturba as mentes humanas e sua virtude frente ao universo.

Para conhecer mais sobre a Isabella Bretz acesse:
Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s