Entrou no Catarse nesta quinta-feira (15), o novo projeto internacional, idealizado pelo jornalista Rodrigo Ortiz e a quadrinista Mari Rolin, o OPArt, um trabalho totalmente independente, no qual reuniu diversos artistas residentes na Irlanda e no Brasil, que consiste em várias histórias no formato de quadrinhos de oito a 12 páginas com duplas formadas por roteiristas e desenhistas de ambas as cenas e diferentes nacionalidades.
OPArt é um projeto que faz de tudo para que os artistas continuem a serem viabilizados e beneficiados ainda mais, por isso eles pedem o apoio de todos os amantes de literatura, principalmente da nona arte para que possam manter o compromisso de lançar a coletânea, e quem sabe no futuro, possa a ter outros projetos desse tipo.
A origem do OPArt vem do conceito em comum que une todas as histórias em um único livro – “Out of Place Artifacts” (“Artefatos Fora de Lugar”) e a sigla se refere a artefatos que vão contra as expectativas de lógica da história, como o Mecanismo de Anticitera ou as Linhas de Nazca, porém todas giram em torno de um objeto completamente fora do lugar, assim redefine as vidas dos personagens envolvidos à trama.
Os enredos são todos mudos, e a publicação contará com introdução e outros elementos bilíngues (português e inglês). Além de trazer ótimas histórias e talentos, todo o projeto foi pensado de modo a ter uma equipe diversa na medida do possível.
O livro contará com 80 páginas todo em preto e branco, mas com a capa colorida, a lombada quadrada e tamanho 16 x 23 cm, mais sobrecapa, com seis histórias.
Serão seis capítulos produzidos por grandes nomes dos quadrinhos independentes como os roteiristas Colin O’ Mahoney, Emmet O’Brien, Camila Suzuki, SC Ormond, Pedro Hutsch Balboni e o organização Rodrigo Ortiz, já na parte artística da obra conta com os quadrinistas Luiza Nasser, Coireall Carrol Kent, Mari Santtos, Nene Lonergan, Roberta Cirne e a outra idealizadora do projeto Mari Rolin.
Todas as histórias contam com mistério, magia, emoção e altas aventuras perigosas, ideal para quem curte uma coletânea com diversos autores e muitos acontecimentos, que o faz parte da trama.
O projeto do OPArt está disponível no financiamento coletivo do Catarse até o dia 13 de setembro de 2021 e os autores contam com o apoio todos os leitores para que tudo se torne realidade e essa iniciativa, possa maximizar a possiblidade de remuneração para todos os envolvidos.