Mural em Parintis resgata a ancestralidade e a cultura dos povos indígenas à humanidade

PA-53629818-max-760x504

O corona vírus exterminou a nação em mais de 500 mil casos em todo o Brasil, dentre esses casos os povos indígenas também foram afetados, além do descaso que o desgoverno dá à eles, desmarcando suas terras e colocando em situações de risco, desintegrando-os da sociedade ao invés de incluir e manter a origem nacional viva junta à sociedade.

Uma lástima não apenas social, mas principalmente cultural, pois que a dissipação desses povos, o Brasil perde sua verdadeira essência, desde antes do descobrimento, deixando o país sem ancestralidade e conhecimento de suas raízes imprescindíveis.

boriwi

Viando este legado inerente da cultura indígena, o Coletivo Buriti, de Parintins, resolveu presentear o cidadãos da cidade do interior do Amazonas, em um painel significativo e peculiar, coordenado pelo desenhista Levi Gama, com cores de Ananda Cid e idealizado pela roteirista Rafa Pimentel, com o mural intitulado Boriwi – O Mundo dos Falecidos.

Essa representação artística é uma pequena e singela homenagem aos líderes indígenas que morreram por conta da Covid-19, e traz justamente essa essência viva das liderança desta comunidade, que se foram, mas deixam um legado relevante ao seu povo. Além disso, essa arte aproxima a população de Parintis de sua própria identidade e cerne, levando-os à todos a uma definição da hereditariedade cultural.

187077645-557285425656472-4798182515483500322-n

O mural está exposta na escola Dom Gino Malvestio, na cidade de Parintins, que emprestou seus muros para a exaltação desses líderes.

Para conhecer mais sobre o Coletivo Buriti acesse:
Instagram | Facebook

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s