Itaú Cultural homenageia Paulo Freire em uma mostra imersiva e plural

paulo-freire-portal-lunetas

No ano que em o educador e filósofo Paulo Freire completaria 100 anos, o Itaú Cultural o homenageia na 53ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, em uma mostra imersiva e convidativa ao conhecimento de sua carreira e relevâncias eminentes das práticas do professor que redescobriu distintas maneiras para reescrever o mundo.

Assim como foi durante sua trajetória acadêmica e social, a exposição levará ensejos educacionais, ampliando os conceitos de aprendizado e transcendendo o diálogo entre sua compaixão em mergulhar inerentemente ao seu trabalho humano, possibilitando de que as pessoas tivessem acesso e instrução culta diante a sociedade e as oportunidades, que marcou a história da educação no país com o seu empenho educacional.

22-ilustracoes-de-francisco-brennand-para-o-pna

Toda leitura da palavra pressupõe uma leitura anterior do mundo, e toda leitura da palavra implica a volta sobre a leitura do mundo, de tal maneira que ‘ler mundo’ e ‘ler palavra’ se constituam um movimento em que não há ruptura, em que você vai e volta. E ‘ler mundo’ e ‘ler palavra’, no fundo, para mim, implicam ‘reescrever’ o mundo.
Reescrever com aspas, quer dizer, transformá-lo. A leitura da palavra deve ser inserida na compreensão da transformação do mundo, que provoca a leitura dele e deve remeter-nos, sempre, à leitura de novo do mundo”; Trecho do livro Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho.

018-Paulo-Freire-em-Angicos-1993-ok

A exposição tem curadoria e realização do Itaú Cultural, que contará com conteúdos e informações adicionais sobre o professor, tanto no espaço físico e on-line, e também em uma publicação impressa e digital.

SERVIÇO

Ocupação Paulo Freire
Data: 18 de setembro de 2021 a 5 de dezembro de 2021
Horário: Terça a Domingo – 11h às 19h
Local: Itaú Cultural – Piso Multiúso
Endereço: Avenida Paulista, 149, São Paulo/ Brasil – [próximo à estação Brigadeiro do metrô]
Entrada: GRÁTIS

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s