Graphic MSP celebra dez anos apresentando obras verazes e viscerais

graphic-msp

dez anos atrás, um projeto inovador, que trazia de volta antigos leitores da Turma da Mônica, cativava a cena literária. Idealizada e coordenado pelo editor Sidney Gusman, as Graphic MSP, se tornaram um sucesso eminente e difundiram arte e cultura para os fãs da turminha mais querida do Brasil, além de promover artistas extraordinários em obras autêntica e viscerais, baseado nos personagens do mestre Mauricio de Sousa.

Desde então, só somam 30 graphic novels, dos personagens principais e também, dos secundários, que ganharam tanto destaque em seus respectivos, que acabaram adentrando a linha editorial convencional da produtora, tal como Jeremias, que após o sucesso do livro produzido por Rafael Calça e Jefferson Costa, virou um ícone de sagacidade e representatividade nas histórias da Turma da Mônica.

E desde 2014, a CCXP é uma porta significativa para difundir as obras que serão lançadas no decorrer do ano, e na CCXP Worlds 2021, não foi diferente, e o editor Sidney Gusman, apresentou ao lado da Mônica Sousa, as próximas edições do projeto Graphic MSP.

241208881-4937540519611644-4971608971372643876-n

Entre esses tem personagens novos, que estarão pela primeira vez em uma graphic novel, e também uma que já está indo para sua sexta edição, e ainda com um lançamento das três primeiras obras, em uma edição especial, compactada num encadernado só. Trata-se da graphic novel, de Danilo Beyruth, Astronauta VI, que trará uma nova aventura em uma trama permeada de emoção e sutilezas. Além disso, as três primeira edições de Beyruth, “Magnetar“, “Singularidade” e “Assimetria“, vão ganhar uma edição inédita, em uma álbum especial em uma nova história inclusa nesta edição.

Porém, antes de sair da graphic novel do Danilo, duas que iriam ser lançada em 2021, mas por conta da pandemia, teve que ser adiada, e sairá já no primeiro semestre de 2022, essas são “Franjinha – Contato“, de Vitor Cafaggi; e “Magali – Tempero“, de Lu Cafaggi, que já desenvolveram o projeto trilogia das graphic novels da Turma da Mônica, em 2013 (Laços); 2015 (Lições) e 2017 (Lembranças).

graphic-msp-franjinha-magali

Por conta destas duas edições, em 2022, teremos lançamentos bimestrais, como anunciou Gusman, durante o painel da MSP, na CCXP. E ainda completou, adicionou outras três novas produções para o próximo ano; “Denise“, de Cora Ottoni; “Anjinho“, de Max Andrade; e “Mingau“, de Ana Cardoso.

TL-Fm-Capa-35

Essas três últimas anunciadas, trata-se de uma produção original e única, realizada por artistas da cena independente, que é a realização de um sonho de infância, reproduzir ao seu traço e sua narrativa, personagens memoráveis que fizeram parte de suas infância e inspiraram a seguir a carreira artística.

Como afirmou emocionada a ilustradora e quadrinista Cora Ottoni, que relatou sua excepcional e emocionante trajetória, até o convite para adentrar neste projeto singular e relevante para sua carreira e também, em sua vida pessoa.

Outro que realizou seu sonho, foi ilustrador mineiro, Max Andrade, que se tornou quadrinista por causa das histórias da Turminha que lia quando pequeno e abriram as portas para que ele entrasse na cena quadrinística e ganhasse a notoriedade em suas produções autorais e agora, em se envolver num projeto tão comovente e instigante ao público jovem-adulto.

https://platform.twitter.com/widgets.js

E por fim, fechando os anúncios, a mineira de BH, Ana Cardoso, nos brindará em uma história comovente e fidedigna, do gatinho Mingau, que foi uma surpresa admirável, ter seu nome junto de tantos artistas incríveis, que ela própria os admira, tal como seus conterrâneos de Minas Gerais, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi. E hoje, ela representa este nicho singular, que irá inspirar e enternecer à todos com seu traço leve, e suas histórias precisas.

As graphic novels ainda não há data oficial para serem lançadas, mas esperamos ansiosos para conferir essas novas e surpreendentes histórias entoada de emoção, aventura e sensibilidade, que nos comove há uma década, com traços sutis e imprescindíveis, produzidas por grandes artistas dos quadrinhos nacionais.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s