Niara – A Menina que explica de maneira lúdica temas complexos em tributar os super ricos

As-hist-rias-da-menina-que-quer-tributar-as-grandes-fortunas

O cartunista Renato Aroeira, mais conhecido pelas suas charges, na grande maioria de cunho político, apenas como Aroeira, criou a personagem Niara, uma pré-adolescente negra, que ajuda a explicar temas complexos de formas simples e eficaz para as crianças e adolescentes brasileiras, em forma de tirinhas, que agora virou livro.

A obra “Niara – Tributar os Super-Ricos“, trata de uma maneira lúdica e leve, temas complexos da sociedade atual, e a personagem foi criada para explicar as distorções na cobrança de impostos no Brasil, onde os pobres pagam proporcionalmente muito mais tributos que os ricos, gerando profunda concentração de renda, onde o 1% mais
rico detém quase 50% da riqueza nacional.

O cartunista retratou a mascote destrinchando com humor os aspectos que perpetuam a desigualdade em decorrência da injustiça fiscal. Assim esse material pode ser utilizado em sala de aula, como recurso pedagógico, sendo instrumento de formação e informação sobre as propostas do governo em taxar os super-ricos. Este projeto é uma campanha forte de Aroeira, lançado por 70 organizações brasileiras para promover justiça fiscal.

164053341-202679448298653-3988343572638038990-n

Os quadrinhos são no estilo dos personagens Armandinho e Mafalda, e a Niara chegou para distorcer as cobranças de impostos diante de vários setores da sociedade brasileira, para assim começar a pensar da necessidade de efetivar uma reforma tributária que traga justiça para o povo brasileiro, impulsione a economia e rechace a reforma trabalhista, entre outros retrocessos sobre a vida de quem vive do trabalho.

Essa lei da não tributação os super ricos foi promulgada em outubro de 1988, criou a possibilidade de taxação das grandes fortunas pela primeira vez no país, mas essa possibilidade nunca saiu do papel pelo fato de ainda sermos um país dominado por uma aristocracia. No país apenas 0,3% da população mais rico arrecada R$ 300 bilhões ao ano, propõe a campanha, que protocolou os projetos em setembro de 2021 no Congresso Nacional.

unnamed

As histórias de Niara são semanais e a garota demostra com responsabilidade dos parlamentares em transformar as distorções tributárias em justiça fiscal e contribuir para o país sair da crise aprofundada na pandemia. Assim ela detalha a inserção de tributos sobre jatinhos, lanchas e helicópteros; a não cobrança do Imposto sobre Grandes Fortunas previsto desde 1988; o equivocado foco da tributação sobre o consumo e não na renda; o retardo no início da vacinação contra a Covid-19 que potencializou as mortes; a alta taxa de desemprego e o retorno da fome nos lares brasileiros enquanto aumenta a lista de super ricos na pandemia.

As tirinhas da Niara, da campanha – Tributar os Super Ricos, completa um ano de publicação semanal, que agora ganhou a sua primeira edição impressa, e a primeira tiragem é de cinco mil exemplares e distribuição gratuita.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Twitter | Instagram

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s