BAFTA 2022 condecora com maestria, o cinema britânico

image host

Enquanto no último domingo (13) em Los Angeles acontecia o Critics Choice Awards, em Londres, a festa era para celebrar a maior premiação de cinema britânico, o British Academy Film Awards (BAFTA 2022), condecorando a produção da Netflix, Ataque dos Cães. Mas o grande vencedor, foi a ficção científica dirigida por Denis Villeneuve, Duna, que faturou cinco estatuetas em cinco categorias, das 11 das quais o filme foi indicado.

O BAFTA ainda contou com um discurso, ou melhor um comentário notável de Emma Watson, que ao se convidada subir ao palco para apresentar para um prêmio, a apresentadora Rebel Wilson falou;”Para apresentar o próximo prémio, Emma Watson. Ela diz que é uma feminista, mas todos nós sabemos que é uma bruxa“; e Emma respondeu de forma objetiva e direta; “Estou aqui por todas as bruxas,” enfatizando a palavra “todas”.

https://platform.twitter.com/widgets.js

O comentário da atriz chamou atenção do público na web, soando como uma indireta sobre o que disse a escritora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, que recentemente foi acusada de transfobia ao criticar um projeto de lei escocês que facilita o reconhecimento de gênero, dispensando relatórios médicos ou provas de uma transição.

image host

A premiação ainda contou com outros longas sendo exaltados, entre eles Belfast, Amor, Sublime Amor, After Love, Encanto, como a “melhor animação” e Drive My Car, na categoria de “melhor filme de língua não inglesa“.

Confira abaixo os vencedores do BAFTA 2022:

Melhor filme
“Belfast”
“Não Olhe Para Cima”
“Duna”
“Licorice Pizza”
“Ataque dos Cães”

Melhor filme britânico
“After Love”
“Ali & Ava”
“Belfast”
“Boiling Point”
“Cyrano”
“Everybody’s Talking About Jamie”
“Casa Gucci”
“Noite Passada em Soho”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”
“Identidade”

Melhor filme de língua não inglesa
“Drive My Car”
“A Mão de Deus”
“Mães Paralelas”
“Petite Maman”
“The Worst Person in the World”

Melhor direção
Aleem Khan, por “After Love”
Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
Audrey Diwan, por “Happening”
Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
Julia Ducournau, por “Titane”

Melhor roteiro original
“Apresentando os Ricardos” (Aaron Sorkin)
“Belfast” (Kenneth Branagh)
“Não Olhe Para Cima” (Adam McKay)
“King Richard: Criando Campeãs” (Zach Baylin)
“Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson)

Melhor roteiro adaptado
“No Ritmo do Coração” (Siân Heder)
“Drive My Car” (Ryûsuke Hamaguchi)
“Duna” (Denis Villeneuve)
“A Filha Perdida” (Maggie Gyllenhaal)
“Ataque dos Cães” (Jane Campion)

Melhor atriz
Lady Gaga, por “Casa Gucci”
Alana Haim, por “Licorice Pizza”
Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
Joanna Scanlan, por “After Love”
Tessa Thompson, por “Identidade”

Melhor ator
Adeel Akhtar, por “Ali & Ava”
Mahershala Ali, por “Swan Song’
Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
Stephen Gragam, por “Boiling Point”
Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

Melhor atriz coadjuvante
Citriona Balfe, por “Belfast”
Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
Ann Dowd, por “Mass’
Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
Ruth Negga, por “Identidade”

Melhor ator coadjuvante
Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
Ciarán Hinds, por “Belfast”
Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
Woody Norman, por “Sempre em Frente”
Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”

Melhor elenco
“Boiling Point”
“Duna”
“A Mão de Deus”
“King Richard: Criando Campeãs”
“Amor, Sublime Amor”

Melhor documentário
“Becoming Cousteau”
“Cow”
“Flee”
“The Rescue”
“Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

Melhor animação
“Encanto”
“Flee”
‘Luca”
“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”

Melhor trilha sonora
“Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
“Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
“Duna” (Hans Zimmer)
“A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
“Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)

Melhor fotografia
Greig Fraser, por “Duna”
Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”

Melhor edição
“Belfast” (Úna Ní Dhonghaíle)
“Duna” (Joe Walker)
“Licorice Pizza” (Andy Jurgensen)
“007 – Sem Tempo Para Morrer” (Tom Cross & Elliot Graham)
“Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Joshua L. Pearson)

Melhor design de produção
“Cyrano” (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
“Duna” (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
“A Crônica Francesa” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
“O Beco do Pesadelo” (Tamara Deverell & Shane Vieau)
“Amor, Sublime Amor” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)

Melhor figurino
Jenny Beavan, por “Cruella”
Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”

Melhor cabelo e maquiagem
“Cruella”
“Cyrano”
“Duna”
“Os Olhos de Tammy Faye”
“Casa Gucci”

Melhor som
“Duna”
“Noite Passada em Soho”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”
“Um Lugar Silencioso: Parte II”
“Amor, Sublime Amor”

Melhores efeitos especiais
“Duna”
“Free Guy: Assumindo o Controle”
“Ghostbusters: Mais Além”
“Matrix Resurrections”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor curta britânico em animação
“Affairs of the Art”
“Do Not Feed the Pigeons”
“Night of the Living Dead”

Melhor curta britânico
“The Black Cop”
“Femme”
“The Palace”
“Stuffed”
“Three Meetings of the Extraordinary Committee”

Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico
Aleem Khan, por “After Love”
James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
Rebecca Hall, por “Identidade”

por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “BAFTA 2022 condecora com maestria, o cinema britânico”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s