Tarsilinha, é um filme que traz em sua premissa, uma homenagem a uma das principais artistas brasileiras Tarsila do Amaral e tende a se aproximar do público infantil, mas com potencial para conquistar toda a família.
A personagem principal é Tarsilinha, uma garota sonhadora e decidida, que parte em uma aventura em busca de recuperar as memórias perdidas de sua mãe. A protagonista é uma inspiração da própria Tarsila, determinada e não se assusta facilmente, e encara todos os desafios que aparecem pela frente, sempre com seu jeito mirabolante e único para conquistar seu objetivo.
Os diretores e criadores também são responsáveis de outros sucessos como Peixonautas e O Show de Luna, e em Tarsilinha entregam um enredo cativante, com uma dublagem excelente com nomes como Marisa Orth e Marcelo Tas. Toda a estética da animação remete os traços modernistas das grandes pinturas de Tarsila, sempre com muitas cores e formatos excêntricos, tanto nos cenários quanto nos personagens que prendem muito bem a atenção.
Atingindo o público infantil, que costuma estar familiarizado com as obras da artista, o filme valoriza a relação familiar e a importância da recordação de bons momentos. A trama também agrega muito com uma vilã bem construída que gera incômodo e ao mesmo tempo empatia, coadjuvantes divertidos que estão sempre brincando com rimas e jogos de palavras em suas falas, além da trilha sonora de Zeca Baleiro que abraça o contexto do filme. No geral, a animação exala muita brasilidade e cultura reforçando o que a artista homenageada já fazia.
É importante exaltar o quanto toda a produção faz questão de incentivar a valorização de elementos importantes para a essência do país como a Cuca e o Saci, principalmente quando o público alvo do filme tende cada vez mais a se afastar disso, e marcar presença no cinema será com certeza uma grande escolha para diversão garantida e para a representatividade que o filme carrega.
O longa é dirigido por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, e é a mais nova animação da produtora Pinguim Content que chega aos cinemas no próximo dia 17 de março.
por Carol Freitas