Abrindo as premiações literárias nacionais, a Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), anunciou o vencedores do 37º Troféu Angelo Agostini, que por conta da pandemia de Covid-19, ocorreu um atraso na edição anterior, e então, a equipe optou em dividir o prêmio em duas fases de votação, escolhendo assim, dez indicadas para cada uma dessas. Nesta primeira fase, serão premiados as produções nacionais de quadrinhos de 2020.
Neste ano, as mulheres foram relevância entre os ganhadores, levando sete das 11 categorias das quais haviam algumas delas participando, quebrando um recorde ocorrido em 2019, quando seis categorias premiaram mulheres. Até mesmo no Prêmio Jayme Cortez, que é a condecoração dada àqueles que apoiam e incentivam os quadrinhos nacionais de alguma forma, enaltecendo o trabalho glorioso da multiplataforma Mina de HQ.
Entre os vencedores conta com obras memoráveis lançadas entre 2020 e 2021, além de artistas que ganharam notoriedade nos últimos anos, como o cartunista Nando Motta, que mobilizou o país com suas charges expressivas e plenamente sagazes sobre temas relevantes ao redor do globo.
Confira abaixo a lista dos ganhadores da 37ª edição da premiação:
Lançamento
Apagão: Fruto Proibido (Raphael Fernandes, Abel e Fabi Marques)Lançamento independente
Quarentena em Quadrinhos (Rose Araújo)Lançamento infantil
Jeremias: Pele (Rafael Calça e Jefferson Costa)Fanzine
Peibê nº 7 (Fanzinoteca IFF Macaé)Web quadrinho
Téo & o Mini Mundo (Caetano Cury)Roteirista
Mary Cagnin (Bittersweet)Desenhista
Laura Athayde (Aconteceu Comigo: Histórias de Mulheres Reais em Quadrinhos)Colorista
Fabi Marques (Apagão: Fruto Proibido)Cartunista, chargista ou caricaturista
Nando MotaPrêmio Jayme Cortez
Revista Mina de HQMestres do Quadrinho Nacional
Anita Costa Prado
Edgar Franco
Edgar Vasques
Renato Aroeira
A cerimônia de premiação acontecerá de forma online (no canal do Youtube da AQC), no dia 27 de março de 2022, a partir das 16h, com a presença dos premiados e da equipe da organização do Troféu Angelo Agostini.