“Ambulância: Uma Noite de Crime” – Um thriller de ação permeado de emoção e escolhas

image host

O novo thriller da Universal Pictures conta com a produção de Michael Bay e Bradley J. Fischer e roteiro de Chris Fedak, inspirado no suspense dinamarquês Ambulância de 2005, de Laurits Munch Petersen e Las Andreas Pedersen. Ambulância: Uma Noite de Crime, é um filme sobre dois irmãos adotivos em fuga da polícia após um assalto a banco dar errado, tendo como refém e garantia de vida um policial ferido e uma socorrista.

A história apresenta uma amizade entre duas crianças Will e Donny brincando e interagindo bem rápido para em seguida dar um salto no tempo e mostra a situação de Will (Yahya Abdul-Mateen II) já adulto tendo que lidar com uma situação familiar e financeira bem complicada, enquanto Donny (Jake Gyllenhaal) seu irmão adotivo construiu uma vida financeira estável e bem sucedida de maneira ilícita. Enquanto, a socorrista Cam Thompson (Eiza Gonzalez) terceira persona importante na trama, é apresentada com personalidade empática permeando entre gentileza nas situações de socorro e descaso total com o depois das vítimas socorridas, no entanto sua fama de arrogante anda de bom grado ao lado da competência extrema na profissão.

image host

Partindo dessa premissa, Will por desespero vai atrás do irmão Donny que não ver a bastante tempo para pedir ajuda financeira, e na ocasião, Donny propõe algo para Will que reluta em aceitar de primeira mas depois de muito pensar sobre sua precisão e necessidade, aceita. Os irmãos adotivos junto do grupo formado por Donny partem para roubar trinta milhões em um banco na cidade de Los Angeles, mas o plano sai do controle fazendo os irmãos fugirem da polícia numa perseguição alucinante.

Apesar do nome Ambulância: Um Dia de Crime, é difícil imaginar o caminho que a produção vai direcionar ao longo dos primeiros minutos, isso acontece devido a primeira parte do longa mostrar os personagem de maneira rápida e omitir algumas informações básicas de entendimento sobre o destino seguindo por cada pessoa e quais caminhos o levaram a seguir aquela vida.

image host

Will e Donny são irmãos de criação e tem uma junção bem equilibrada de personalidades desbalanceada para criar um clima tenso suficiente no decorrer do filme, o irmão mais velho é tenso e calculista a ponto de colocar tudo a perder de maneira rápida, já o mais novo consegue trazer o equilíbrio e toque de humanidade necessária fazendo o filme nivelar entre a loucura e a razão.

A vítima na ambulância é o passaporte dos irmão como garantia de sair da situação vivos no pior dos cenários, a socorrista é o elo entre a vida e a morte do policial baleado na ambulância, os irmão passeiam entre o certo e o errado durante vários momentos do filme, o clima só cresce a cada minuto e a direção ainda introduz camadas externas para entrelaçar tudo de recurso de um bom thriller.

image host

O diretor Michael Bay opta por sequências em planos abertos e aposta na fotografia mais cinza, isso funciona exatamente na medida certa. Já a trilha é corrida e crescente a cada minuto da perseguição. Michael deixa os momentos emocionantes um toque sutil de humanidade capaz de refletir sobre onde o desespero é capaz de levar o ser humano, e a trilha sonora diminuída com melodia menos densa é o recurso usado para levar o espectador a este sentimento.

Apesar de corrido e repleto de ação, o longa não consegue passear entre as passagens do primeiro e segundo ato de maneira sutil, o longa faz uma ponte longa mais concisa entre o primeiro e terceiro direto, a introdução está lá, porém contida e tímida o suficiente para passar despercebido pelo público, tanto que os personagens apresentados neste segundo ato são esquecíveis.

image host

Dessa forma a produção aprimora apresentando aparentemente, apenas dois atos contidos e revelando a problemática para em seguida inserir os personagens dentro dela, fazendo história caminha para o final previsível sem deixar de ser emocionante, permeando entre o correto e errado depois de viver uma situação difícil onde escolhas tem consequência drásticas. Em clima de medo e desespero o filme entrega um final sobre mudança de atitude apesar de tudo.

por Daniel Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s