Feira Mineira de Quadrinhos promove evento em celebração ao Dia Nacional da Biblioteca

Logo-FMQ

Acontece neste fim de semana a Feira Mineira de Quadrinhos, na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, em que os quadrinistas presentes irão celebrar o Dia da Biblioteca promovendo o coletivo de obras de quadrinistas independentes, em que eles se encontrarão pela primeira vez para debater Histórias em Quadrinhos e para lançar suas obras para o público, com intuito de divulgar trabalho de quadrinistas e ilustradores mineiros independentes.

Os artistas selecionados para o evento através do Edital N°21/2020 “Seleção de Propostas de Publicação de Obras de Histórias em Quadrinhos” da Lei Aldir Blanc, do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Ao todo são 29 artistas, que se juntaram a coletivo de quadrinistas mineiros, assim a união ocorreu com o intuito de se ajudarem mutuamente sobre os procedimentos de execução e prestação de contas do edital.

Esse será o primeiro evento presencial do coletivo e para celebrar a organização da Feira Mineira de Quadrinhos, do lançamento de suas HQs e promover o encontro do grupo, fortalecendo o cenário para um futuro mercado estabelecido.

O coletivo conta com quadrinistas veteranos, como Renatta Barbosa (roteirista da Turma da Mônica) e Cristiano Seixas (diretor da Casa de Quadrinhos), e novatos, como Ana Paula Côrtes (autora de O Planeta).

A programação do evento é inteiramente e gratuita, e o público poderá interagir com os artistas, uma exposição sobre quadrinhos e seu processo de criação, diversas palestras e rodas de conversa com convidados especiais, atuantes nos mercados de quadrinhos e ilustrações mineiras e nacionais.

Além das 21 obras que estarão sendo lançadas, a feira contará com uma exposição com o objetivo de apresentar originais, processos criativos, experimentações e ilustrações dos artistas e palestras e encontros com temas: Humor e Narrativa Visual; Ativismo racial e quadrinhos; Produção em quadrinhos e Rodas de conversa sobre mercado de quadrinhos.

Feira Mineira de Quadrinhos acontece neste sábado (9), data em homenagem ao Dia da Biblioteca no Brasil, e tem um intuito principal de incentivar a leitura como base na educação. Pois uma biblioteca é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. A Feira também é o primeiro evento a compor o acervo do Espaço Geek, que será inaugurado com após as reformas do Anexo da Biblioteca Pública Estadual.

Cartaz-FMQ

Palestras e encontros

11h – Ativismo racial e quadrinhos, com Acir Piragibe (autor de D’artagnan) e La Cruz (autor de Legacy). Mediação: Régis Luiz.
13h30 – Humor e Narrativa Visual, com Gustavo Legusta (autor de Coletânea Legustirinas) e Sunça (autor de Genô e Gertrú Abalando as Estruturas). Mediação: Fabrício Martins.
15h – Produção em quadrinhos – do edital à divulgação da obra, com Lucas Amorim (diretor da Biblioteca Estadual), Line Lemos (autora de Fessora), Carol Rossetti (autora de Vento Norte) e Ronaldo Braga (Grá?ca Formato). Mediação: Fabrício Martins.
17h – Rodas de conversa sobre mercado de quadrinhos, com Cristiano Seixas (Autor de Contos do Calango), Pedro Ferreira e Mariana Viana (Fora do Plástico). Mediação: Régis Luiz.

Serviço
Feira Mineira de Quadrinhos
Data: 9 de abril (sábado)
Horário: 10:00 às 18:00 horas
Local: Teatro de Arena da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Exposição Mineira de Quadrinhos
Data: 09 de abril a 15 de maio
Horário: Segunda a Sexta-feira das 8:00-18:00 – Sábado às 08h às 12h
Local: Anexo da Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Praça da Liberdade, 21
Savassi, Belo Horizonte – MG

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s