‘Mar de Dentro’ – Os dilemas de uma gravidez indesejada

image host

Mar de Dentro conta a trajetória de Manuela, uma profissional dedicada surpreendida por uma novidade indesejada. Estrelado por Mônica Iozzi, o trama acompanha toda a gravidez e puerpério da protagonista, com direção, roteiro e produção feito pela renomada cineasta, Dainara Toffoli, diretora das produções, De volta aos 15 (Netflix) e As Five (Globoplay).

O drama mostra que a protagonista não tem nenhum instinto materno, então viver todo esse processo de interromper os próprios projetos para lidar com a gestação é um desafio interessante de assistir, ainda mais quando é fruto de um caso esporádico com um colega de trabalho interpretado o por Rafael Losso. Manuela, é uma personagem é complexa, que vai apresentar distintivas mudanças em sua rotina, que mostram como seus traumas interferem diretamente na criação de seu primeiro filho.

A produção começa bem agitada com cenas rápidas e objetivas que contextualizam a história, porém ao decorrer dos acontecimentos o ritmo diminui e acaba descrevendo cenas com potencial forte de maneira rasa. As situações acontecem sem muito desenvolvimento e geram a sensação de estar assistindo as mesmas coisas por tempo demais.

image host

Em contrapartida, as breves cenas de humor agregam um alivio cômico importante que mascara a pouca profundidade do roteiro. A atuação de Mônica é admirável e por mais que possa não ter sido tão bem aproveitada, cria sim uma conexão com a personagem e aproxima o espectador de suas angústias e anseios, tornando o filme mais espontâneo.

Em suma, a produção traz um um tema com grande potencial, mas que poderia ser melhor construído de maneira distinta, que de certa forma propõe reflexões sobre as inseguranças impostas na mulher que não tem em si o desejo de ser mãe, ou que não trata esse desejo como prioridade.

image host

O longa estreou em 2020, na 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorreu de forma online por conta da pandemia de COVID-19, e o sucesso das críticas o sucedeu na seleção para a mostra competitiva de novos diretores. Em 2022, a Califórnia Filmes, anunciou que iria distribuir a produção pelo Brasil. No casting, além de Mônica Iozzi e Rafael Losso, ainda traz Gilda Nomacce, Gabriela Yoon, Fabiana Gugli, Zécarlos Machado e Magali Biff.

Com lançamento para o dia 7 de Abril, vai mostrar quão enfático e indispensável apresentar este assunto nas telonas, além é claro, da performance ímpar de Mônica Iozzi em seu primeiro papel como protagonista em um drama, adentrando precisão e sutileza, em uma tema que colocará o espectador compreender os dilemas reais trazidos por sua personagem.

por Carol Freitas

Uma consideração sobre “‘Mar de Dentro’ – Os dilemas de uma gravidez indesejada”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s