‘Heartstopper’ – Uma obra sutil e precisa em tempos efêmeros e desconexos

image host

Heartstopper é uma história em quadrinhos escrita e ilustrada pela escritora Alice May Oseman, com sua premissa para expor e mostrar diferentes formas de relacionamentos, a obra mostra de maneira precisa e sutil como explorar temas como amizade, saúde mental, transtornos alimentares e relacionamentos LGBTQ+.

A trama baseia-se sobre o relacionamento romântico entre Charlie Spring e Nick Nelson, personagens também inclusos em suas outra HQ Solitaire – publicado pela HarperCollins em 2014 -; Charlie têm de enfrenta inúmeros conflitos em sua escola, desde que se assumiu gay, além do mais, após sua aproximação com Nick, um dos garotos mais populares do colégio, a relação um pouco mais intensa, porém entre eles, a amizade flui e desenvolve cada vez, deixando-os mais próximos e surpreendendo à todos, quão a conexão deles pode revelar distintas maneiras de expressar o amor.

image host

A primeira edição de Heartstopper foi publicado em 2017, e assim foram lançadas outras na sequência, com a segunda em 2019 e a terceira, em 2020, a quarta edição chegou em 2021, e parece que a conclusão desta estória deve chegar ainda este ano (2022), com o lançamento do quinto volume da série.

image host

Essa é uma obra delicada e comovente de quão as diferenças podem surpreender, mostrando com precisão as distintas formas de amar e se relacionar, além de enfrentar árduas situações vividas pelas minorias, que só querem expressar sua maneira se der como são, e não entulhados de tabus e preconceitos, diante a uma sociedade que visa apenas a si mesmo, e esquece de olhar ao redor, de que o mundo é diferente, aberto e diversificado, ampliando as oportunidades e modos de viver e amar, ganhando notoriedade de forma natural e sem estereótipos.

image host

A série de HQs escrita por Alice, ganhou em 2022 uma adaptação na Netflix, protagonizado pelos atores Joe Locke e Kit Connor, contendo oito episódios de 30 minutos cada, inspirando e traduzindo da essência da autora em uma representavidade intrínseca e significativa, para expressar a igualdade entre o amor e a amizade.

image host

Alice May tem 26 anos, e há quase uma década já atua no mercado editorial. Publicou sua primeira obra quando tinha 17 anos, o romance Solitaire, após isso, ela já lançou outros livros, como Radio Silence, I Was Born For This e Loveless, e também os quadrinhos Heartstopper, que incialmente publicados em webcomic, e posteriormente lançados em formato físico. Suas publicações sempre relacionadas diretamente com a vida e rotina adolescente contemporâneo no Reino Unido, fazendo muito sucesso entre seu público, ela já recebeu vários prêmios literários, como o Inky Awards e o United By Pop Awards.

Para conhecer mais sobre este e outras obras de Alice acesse:
Site | Instagram

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s