‘Solve for Tomorrow’ – Uma iniciativa que visa estimular ideias e soluções inovadoras criadas por alunos e professores da rede pública de ensino 

image host

Com a premissa de incentivar e desenvolver ideias inovadoras, a Samsung criou a iniciativa global, Solve for Tomorrow, um projeto que visa desafiar alunos e professores da rede pública de ensino à criar soluções plausíveis e significativas para a humanidade, com experimentos criativos para trazer novas perspectivas à sociedade, usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No Brasil o projeto foi implantada em 2014, e já engajou mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições, criando ideias conexivas e inerente, explorando o desenvolvimento educacional e social dos alunos envolvidos.

O Solve For Tomorrow contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM”, explica Anna Karina Silva Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula”.

image host

Agora, a Samsung anuncia a abertura das inscrições para a 9ª edição brasileira àqueles estudantes que têm cunho em adentrar na área do conhecimento e desenvolvimento social, aonde grupos de 3 a 5 estudantes com um professor orientador, que esteja lecionando para os alunos da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. As inscrições devem ser realizadas pelo professor orientador através do site ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho.

Em 2022, teremos ações de mentoria já na fase de inscrição, com pílulas pedagógicas em vídeo, webinar e tutoria remota para a elaboração dos projetos. Também estabelecemos um critério regional para a escolha dos semifinalistas, de forma que haja representantes de todas as regiões brasileiras. São ações alinhadas com nosso objetivo de promover a equidade e qualidade na educação pública brasileira”, conta Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do Cenpec.

image host

O Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros ímpares, além da representação do Brasil junto a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

SERVIÇO

Solve For Tomorrow 2022
Inscrições: respostasparaoamanha.com.br
Prazo final das inscrições: 30 de junho de 2022
Investimento: Gratuito

Público: Alunos do Ensino Médio de escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais, e professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, atualmente lecionando para esses estudantes.
Formação das equipes: 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e o professor parceiro lecionem. As turmas devem ser compostas por alunos dos sexos masculino e feminino, dando atenção à diversidade.
Especificações dos projetos: o projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.
Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Professores parceiros: até 1 docente das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esse professor deve lecionar à equipe participante e ser indicado pelo professor orientador no ato da inscrição.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s