Christian Gonzatti lança livro sobre diversidade LGBTQIA+ entre os heróis

Sem-t-tulo

Mês de junho é marcado pelas celebrações mundiais do orgulho LGBT e por isso pesquisador Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação e um nerd convicto, Christian Gonzatti, que vem pesquisando sobre o caso que sucedeu em setembro de 2019, na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, na qual, o então prefeito na época Marcelo Crivella, tentou censurar uma HQ da Marvel em que dois super-heróis, Wiccano e Hulkling, se beijam na revista “Vingadores: A Cruzada das Crianças”.

O incômodo dos conservadores, fundamentalistas religiosos e apoiadores da extrema-direita, o que inclui o citado ato político, foi performado principalmente nas plataformas digitais, fazendo desse caso um ‘cibercontecimento’. Por isso Gonzatti, que também é criador do site Diversidade Nerd resolveu debater sobre o assunto, em um livro que abre questões relacionadas à diversidade na cultura pop nesse contexto.

wiccanohulkling

Há uma dimensão de um documento político sobre uma produção de investigação comunicacional gerido pela extrema-direita que tem perseguido as representações positivas de personagens LGBTQIA+ na cultura pop utilizando uma falaciosa ideia de que crianças estão sob ameaça com esses personagens. Uma pesquisa para quebrar todos os paradigmas e mostrar que todos podem ser super-heróis, sem importar sua opção sexual, pois o que difere das pessoas é o caráter.

divulgacao-livro-foto

O livro “Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?” levanta questões sobre isso, sendo uma forma de expandir ainda mais a respeito do tema e popularizar o as vezes é mal compreendido pela sociedade brasileira, em relação a diversidade, sendo o primeiro passo para o enfrentamento das violências e desigualdades, e a cultura pop pode ser uma ferramenta de grande utilidade em demostrar sobre isso, pegando personagens populares do universo cultural e mostrando à todos.

mockup-2

A obra será lançado oficialmente na Poc Con 2022, que acontece dia 18 de junho na Casa de Portugal em São Paulo, em que o Christian estará presente, autografando e conversando sobre o assunto no dia do evento, mas o livro também pode ser adquirido na pré-venda pelo site Queer Livros, da Editora Devires.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s