O quadrinista e tatuador, Edson Bortolotte, que já foi indicado ao Troféu HQMIX, em duas categorias: “Novo Talento Roteirista” e “Melhor edição única independente”, acaba de lançar seu novo projeto DOPE na plataforma do Catarse. Edson que já lançou Maré, Até que o Mar nos Separe e Talvez não fosse Amor & Outras Histórias, está com esse novo projeto, que ele começou durante a pandemia e agora disponibiliza à todos.
A trama é sobre Gabriela Andrade da Silva, uma mulher negra, a primeira de sua família a fazer faculdade e sair do ciclo de trabalho doméstico, que vinha desde a época de sua bisavó. A moça é professora de Filosofia/Sociologia, especialista na linha de Bauman e na pós-modernidade, e como complemento de renda, trabalha no bar de seu primo, “Risonho”.
Com a chegada pandemia no começo de 2020, Gabriela perde o emprego, e logo depois veio os cortes nas escolas e consequentemente devido ao “Lockdown” o bar também fechou.
Desesperada Gabi faz de tudo para manter as contas pagas, mas o auxilio emergencial mal dava para colocar comida na mesa. Então ela começou a vender brigadeiro, máscaras, panfletou na rua e até ofereceu serviços de doméstica, o que partia seu coração, pois prometera a sua mãe que quebraria a roda e nunca mais faria isso. Mas, as coisas foram piorando e nada disso tinha um retorno para conseguir se manter estável.
Mas ao decorrer do tempo cortaram seu auxílio, e com isso a jovem chegou a pensar em suicidar para poupar o sofrimento, mas isso não foi a maior ceifada em sua vida, pois seu primo “Risonho” foi assassinado por policiais na calada da noite. Porém, Gabi era a única que sabia do segredo do primo; onde ele escondia sua mercadoria, pois, o bar era só uma fachada.
No desespero total que Gabriela estava passando e sem muita escolha, ela começa se envolver com tráfico de drogas, para conseguir se manter e sobreviver sua família, mas isso é meio nada seguro, mas toda essa escolha irá se transformar em uma bomba-relógio.
O novo projeto de Bortolotte é um reflexo da sociedade, principalmente dos negros e pardos no Brasil, que se vê com pouca possiblidade na vida e acabam caindo no mundo violento das drogas, só que os políticos e empresários não enxergam, pois estão muito ocupados reparando em coisas frívolas e sem importância para a nação.
O projeto DOPE, do Edson Bortolote está disponível na plataforma de financiamento coletivo do Catarse, que assim como seus trabalhos anteriores, tem ‘mimozinho’ para quem adquirir na pré-venda.
O lançamento está previsto para o mês de agosto de 2022, em formato PDF para utilizar em plataformas digitais e em formato físico.