Aconteceu neste sábado (18), a segunda edição presencial da maior feira LGBTQIA+ dos quadrinhos e das artes gráficas, a POC CON 2022, realizada na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade na capital paulista, a feira apresentou diversas atrações, bate-papos, concurso cosplay, sessões de autógrafos com grandes nomes do cenário da literatura e dos quadrinhos, além dos mais de 110 artistas que abrilhantaram o evento com suas obras e artes espetaculares.
A POC CON contou com uma programação com o apoio com da plataforma Social Comics, que também realizou uma mesa imperdível sobre bastidores do documentário A Importância do Quadrinho Nacional: Muito Além do Arco-Íris com os autores Luiza Lemos e Talles Rodrigues, o apresentador Sérgio Marques (Maré Geek) e o autor Christian Gonzatti, que estava lançando seu novo livro sobre diversidade LGBTQIA+ entre os heróis.
Além de outras mesas, com grandes destaque do mercado como OraThiago, Cora Ottoni (Denise – Graphic MSP), Ana Cardoso (Mingau – Graphic MSP), Ivan Costa (Chiaroscuro, CCXP), Flávia Gasi, Lucas Werneck (X-Men), Thati Machado (SeLIga! editorial), Gabriela Borges (Mina de HQ), Ana Fernandes (NerdPCD) entre outros.
A musa maior da festa marcou presença mais uma vez, a ilustradora e cartunista Laerte Coutinho, esteve como convidada de honra para a edição deste ano, participando de um painel em que ela falou um pouco sobre sua carreira e o cenário dos quadrinhos atuais, além de realizar uma sessão de autógrafo para seus fãs, causando filas quilométricas.
Mas um dos pontos mais divertidos da feira, foi as apresentações do Lipsync Challenge, concurso cosplay com apresentações de dança, era impossível não contagiar com os participantes, era um mais animado que outro, foi difícil escolher o melhor, pois a empolgação e euforia dos participantes era demais, que entusiasmou à todos os visitantes da POC CON 2022.
Ainda não tem data para próxima edição, mas tudo indica que haverá e deve ser maior e com mais atrações, artistas e convidados, sendo um polo de representação da nona arte LGBT, que vêm ganhando seu espaço a cada dia na cena literária.