Ilustralu – Envolve e conecta o público, com artes sinceras e precisas sobre o cotidiano comum

Eo-Pv-Su-Xc-AACIEn

A potiguar Luisa de Sousa, mas também conhecido Ilustralu, nasceu em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, no de 1992. Formada em publicidade e propaganda, trabalhou alguns anos em agências, fazendo distintos trabalhos como diretora de arte, mas em em 2014, que ela adentrou com tudo na cena dos quadrinhos, onde lançou vários projetos autorais, entre eles sua última obra lançada, Arlindo (2021).

A HQ foi muito bem recebido pela crítica e o público, até mesmo indicada ao primeiro CCXP Awards em 2022, recebendo cinco indicações na premiação. O sucesso do álbum se dá pelas referências e conexão do protagonista com o leitor, pela descoberta de sua existência e os sentimentos eminentes que clamam dentro dele, passando veracidade e sua essência singular que transcendem pelas páginas do quadrinho.

arlindo-ccxp

Mas que acha que a carreira da Lu já começou lá em cima, não sabe quão ela batalhou para conquistar seu espaço. Para começar, ela começou a fazer quadrinhos, após um acidente de trânsito, do qual ela teve que se afastar por alguns meses de suas atividades habituais, e seu passatempo era desenhar e produzir tirinhas sobre ela mesma, elevando a uma prática da qual não parou mais.

autorretrato-1000x563

Influenciada por Noelle Stevenson (Nimona e showrunner da série She-ra e as princesas do Poder), Jefferson Costa (Roseira Medalha Engenho, Jeremias) e da tradutora pernambucana, Maria Carvalho, Lu observa a maneira que cada um deles trabalha para tentar desenvolver traços e tramas semelhantes em suas histórias, colocando em evidencia sua essência e característica.

project-thumb-facebook-6c865605-7f15-47d9-a0ff-7271b3484232

Suas obras falam mais do que histórias ficcionais, mas refletem situações do cotidiano, inspirada em diversas fontes, ela apropria de ideias dessemelhantes, para produzir com seus traços sutis e singulares, trazendo seu âmago inerente a cada obra, arte e produção desenvolvida. Além do mais, a ilustradora ainda participa de diferentes projetos envolventes e empolgantes para ganhar a vida e manter a cabeça no lugar, enquanto cuida e alimenta sua gata Goiaba.

A quadrinista este na 26ª Bienal Internacional do Livro, onde participou de um painel na Arena Cultural e da sessão de autógrafos de seu último projeto, Arlindo. E ainda neste ano, a artista encontrará com seus milhares de fãs e seguidores no maior Artists’ Valley do mundo, para trocar ideias, partilhar suas artes e histórias na CCXP 22, com seu Arlindo e outras obras lançadas pela Lu.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s