O campeonato de Breaking “Red Bull Bc One Brazil” consagra os campeões nacionais, garantindo a vaga para o mundial em novembro de 2022

breakdance

A etapa final do campeonato nacional de Breaking aconteceu em São Paulo, no domingo (31), consagrando dois participantes para entrarem no Last Chance Cypher, evento que antecede o mundial de dança. O Red Bull BC One, conhecido como campeonato mundial de Breaking, acontece em New York, Estados Unidos, em novembro.

O primeiro evento contando com público presente do período pós pandemia, foi marcado de emoção e muita torcida para os participantes. A disputa aconteceu após as seletivas Cypher realizadas em 4 capitais, onde foram selecionados os melhores para disputar a final em São Paulo, ao todo 16 B-Girls e 16 B-boys participaram da etapa final.

O B-Boy Leony e a B-Girl Maia, se consagraram campeões da disputa nacional do domingo, garantindo vaga no Last Chance Cypher, que vai acontecer em novembro nos Estados Unidos. O B-Boy Leony é natural do Pará, ele já havia ganhado a etapa nacional outras três vezes, essa é a quarta vitória dele, a primeira veio quando tinha 17 anos. Já a B-Girl Maia, de Brasília, é campeã nacional pela primeira vez, no último ano ela chegou na final mas acabou perdendo para a colega Itsa.

Cada campeão teve de vencer 4 disputas, A B-Girl Maia, enfrentou a Mini Japa na final, onde conseguiu ganhar e tornar- se campeã feminina da etapa nacional. O B-Boy Leony, disputou a final com Allef, e levou a melhor, conseguindo o campeonato pela quarta vez.

bc1

Os vencedores da etapa nacional vão disputar uma vaga no mundial através do primeiro desafio, o Last Chance Cypher, onde os melhores dançarinos de Breaking de cada país vão competir para garantir uma das 16 vagas disponíveis para o mundial, chamado de Red Bull BC One.

Porém existe outra forma de conseguir adentrar no mundial sem participar da disputa, através de convite, isso acontece quando o B-Boy ou B-Girl, tem um nível alto de dança e acaba sendo chamado para participar do campeonato mundial sem concorrer na disputa prévia do Last Chance.

O evento aconteceu no StreetPia em São Paulo, durou um final de semana inteiro. O Red Bull BC One Camp, foi o ponto alto dessa disputa insana de Breaking, trazendo originalidade e muita diversão em forma de dança, inserindo o público presente em diferentes atividades como workshop e batalhas entre convidados especiais, uma verdadeira festa democrática para promover e inserir aqueles que amam a arte.

Leony-e-Maia-campeo-es-do-Red-Bull-BC-One-Brasil

O Breaking virou modalidade olímpica recentemente, e vem atraindo cada vez mais pessoas para saber como funciona o processo e conhecer sobre o universo das disputas. A modalidade entra nas olimpíadas de Paris na França em 2024, mas já tem uma data marcada para acontecer no Pan-Americano do próximo ano, em Santiago no Chile. Ao todo a seleção conta com 16 participantes, incluindo os campeões Leony e Maia. Em novembro acontece a disputa de pontuação para selecionar os dançarinos para as próximas olimpíadas e o Pan-Americano.

por Daniel Guimaraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s