A cantora Iara Almeida, é um prodígio da cena do rock nacional, influenciada por seus pais desde bebê, a jovem artista cresceu ouvindo Kiss, Aerosmith, DIO, Mötley Crüe, Janis Joplin, Heart, Cazuza e Legião Urbana, o que foi de grande valia para ela criar sua base imersiva para adentrar de cabeça em suas próprias composições e referências.
“Não tenho uma lembrança de quando exatamente comecei a cantar, pois venho de uma família muito musical. Meus pais introduziram a música na minha vida desde muito pequena. Comecei a fazer aulas de canto aos cinco anos, quando iniciei um curso de Teatro Musical”, conta Iara.
Ainda na infância ela começou a frequentar os estúdio da Rádio Rock (SP), onde ela assistia o programa Quem Não faz Toma, apresentado por Tatola Godas, Ângelo Campos, Dennys Mota e Ricardo Xavier, foi lá em que Iara pegou gosto em performar como cantora, já que sempre quando participava tinha que cantar trechos de músicas do KISS, Black Sabbath e Pitty. Nessa época, ela ficou conhecida como a Iarinha Kiss por ter gravado a vinheta para o show dos veteranos mascarados em 2012.
A menina foi crescendo e buscando se especializar, mergulhando profundamente na cena artística musical, após muitos anos de estudo com professores especializados de Canto, Teatro Musical e cursos na School of Rock, Iara foi conquistando seu espaço e buscando meios para se fixar na área tão concorrida e árdua, se apresentando em casa de shows e performances escolares, foi lapidando e construindo sua carreira passo a passo.
Hoje, aos 14 anos, Iara está prestes a lançar seu primeiro álbum de estúdio, lançando o primeiro single Reason to Live, que chegou às plataformas digitais no último dia 19 de setembro, um produção autoral e significativa para Iara, em que ela transcreveu distintos sentimentos ao longo desses anos contruindo sua carreira como cantora e compositora.
“Tive um instrutor que me cobrava muito para compor, mas eu ainda não me sentia preparada, tudo o que eu escrevia jogava fora. Fui pegando aversão e só no ano passado que consegui tirar esse bloqueio com muita ajuda dos meus pais e do meu professor de canto na época, o Allan”, comenta a cantora, que completa dizendo; “pretendo tocar o coração das pessoas e ajudar a enfrentar os problemas, assim como também fui ajudada pelos meus ídolos”.
A artista que evoluiu imensuravelmente ao longo dos anos, teve a oportunidade de se apresentar na House Band (banda que representa a School of Rock em eventos externos) e como Allstars (alunos avaliados como os melhores da rede no mundo), além de tocar para o Chad Smith (baterista do Red Hot Chilli Peppers), tocar em grandes eventos como Oktoberfest, recentemente no Rock in Rio Lisboa e uma mini turnê pela Europa, tendo uma revelância eminente para que ela se firme como cantora e artista singular na cena do rock nacional, usando de suas próprias experiências e sentimentos para produzir canções ímpares, envolto de seus vocais precisos e intensos.
“Gostaria de dizer que cantar é minha vida e assim como a música me ajudou e me tirou de uma depressão terrível, espero que minhas músicas também ajudem as pessoas”, finaliza a cantora.
Iara é uma artista ímpar, que canta com alma e com o coração aberto, pronto para expandir e levar emoção e veemência a cada performance apresentada, com sua voz potente e envolvente, ela se finca com total precisão e eloquência projetando uma carreira de êxito e pertinência, levando referência e expressividade à suas músicas e composições.