‘Quadrinista Uni-vos’ – Um projeto insigne pela arte e a valorização cultural do país

hqunivos

A cultura no Brasil nunca foi bem vista ou valorizado como se merece, mas nos últimos anos, o descaso é eminente e brutal, com cortes imensuráveis aos artistas e produtores culturais, sem nenhum apoio e valorização a categoria. Tratando com insignificância a cultura e os patrimônios culturais do país.

Baseado nessa premissa, em escora e incentivo a cultura nacional, quadrinistas e profissionais editoriais se uniram para lutar por melhroes condições de trabalho e reconhecimento em toda a categoria, criando a campanha motivacional Quadrinista Uni-vos.

hq-coletivo

O projeto ganhou forma durante o FIQ 2022, após conversas informais entre quadrinistas e profissionais da área sobre o mercado e as condições precárias de muitos artistas para sobreviver de maneira digna com arte no Brasil. Além do pouco investimento, muitos tem pouca dedicação para empenhar-se ao seu trabalho, tendo acumular outras funções para complementar a renda, com tempo insuficiente para destinar aos trabalhos artísticos. E ainda, há as políticas públicas ineficazes e constrangedoras, o que faz com que muitos artistas perca o interesse de produzir e criar, desistindo da carreira.

Por isso, a categoria que visa por melhorias e novas ações ao setor cultural resolveu se juntar e lutar coletivamente para obter ações concretas e fidedignas aos artistas e produtores culturais e editoriais da categoria, como a mobilização que alguns quadrinistas realizaram no último fim de semana, panfletando nas ruas da região da Consolação para denunciar algumas perseguições que o fascismo do governo Bolsonaro vem realizando contra os artistas do país e também durante a feira de quadrinhos independentes Ogra organizada pela Ugra Press.

Essa movimentação é uma luta intensa e eminente que além além das condições de trabalhos dos profissionais da área artística, mas sim, pela valorização e respeito com a arte e a cultura do país, que necessita disso para seu desenvolvimento significativo e social da nação. Afinal, um país sem cultura não é nada além de pessoas vazias que apenas sobrevivem pela ganância frívola do poder.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s