Um dos maiores grupos de RAP do Brasil, está completando 30 anos de carreira e a Netflix preparou um documentário a altura para eles, com muita música e revolução cultura e social, que só eles sabem passar em suas composições. O documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, mostra imagens inéditas e entrevistas exclusivas, com o quarteto Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, além de outros relatos que contam a origem, ascensão e legado cultural do maior grupo de rap do Brasil.
Os Racionais MC’S começou em 1988, e até hoje é um dos grupos mais influentes do país e da música brasileira, com suas canções que demostram a preocupação em denunciar a vida dos jovens negros e pobres das periferias brasileiras, resultando o racismo e o preconceito, ao sustentarem a miséria diretamente ligada com a violência e o crime.
A banda também trata temos como a brutalidade da polícia, do crime organizado e do estado, bem como o preconceito, as drogas e a exclusão social são recorrentes nas letras do conjunto. Embora inicialmente conhecido apenas na capital paulista, o grupo conseguiu alcançar sucesso significativo a partir dos álbuns Raio X Brasil (1993), Sobrevivendo no Inferno (1997) e Nada como um Dia após o Outro Dia (2002).
Neste ano de 2022, os Racionais MC’S, se apresentaram no Palco Sunset, pela primeira vez no Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, se apresentando no primeiro final de semana do evento, dando o início com projeções do filme “The Warriors”, conhecido no Brasil com o título “Os Selvagens da Noite”, clássico dos anos 1980, o filme procura refletir sobre as origens da violência na sociedade. Seguindo com outra projeção do grupo, no metrô de São Paulo, quando o trem chega na estação Capão Redondo, os Racionais “descem” do trem da projeção e entram no palco do Rock in Rio.
Em novembro o grupo se prepara para lançar o documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, com imagens de bastidores, a produção traz ainda entrevistas exclusivas do quarteto – Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. O documentário tem produção da Preta Portê Filmes para a Netflix, com direção de Juliana Vicente e a produção executiva de Beatriz Carvalho e Gustavo Maximiliano.
Já na direção de fotografia é de Flávio Rebouças, Rodrigo Machado e Carlos Firmino, com montagem de Washington Deoli e Yuri Amaral, a direção de arte da produção é assinada por Isabel Xavier e a direção de produção, Camila Abade e Mari Santos.
No dia 31 de outubro, a Netflix fará um première do documentário na Cinemateca Brasileira, para exibição do documentário que fará parte da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Serviço
Exibição na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Quando: 31 de outubro, às 19:30 horas
Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207
Vila Clementino, São Paulo/SP
Participação mediante à compra de ingressos, disponíveis neste link.