Com direção de Kim Yong Wan, e escrito por Yeon Sang-ho, e distribuição no Brasil pela Diamond Filmes, A Maldição: Despertar dos Mortos, é um spin-off da série Coreana The Cursed. A trama mostra um ataque feito por a um homem durante a noite, por um zumbi que consegue se mover perfeitamente bem, no entanto as autoridades acabam por descobrir que o assassino estava morto a três meses.
Existiu no cinema um período onde os mortos vivos eram tratados como lentos e impotentes, verdadeiros mortos vivos, caminham de maneira vagarosa, atacavam em bando e sempre eram dizimados de forma brutal, conseguiam demonstrar certo terror pela suas caracterização, não pelo grau de ameaça real.
No entanto, houve uma mudança na forma como as criaturas são apresentadas nos novos longas, são mais habilidosos, rápidos, fortes, astutos e extremamente letais, uma mudança onde os protagonistas precisam exercer uma forte maneira de acabar com a criatura caso queira viver.
Em A Maldição: Despertar dos Mortos, há uma singularidade bem peculiar em relação a comparação com outros filmes do gênero lançados nos últimos anos, isso devido ao uso de magia como fonte da criação dos mortos vivos, que param de atacar somente de duas maneiras, a primeira quando tem um membro do corpo cortado, a segunda quando consegue completar a missão.
O filme tem uma trama bem corrida e consegue prender o telespectador durante toda a primeira parte da história, onde endossa a corrida contra o tempo para tentar de alguma forma salvar a segunda vítima da onda de assasinato. Isso porque consegue colocar uma cortina de fumaça misteriosa a cerca da origem dos mortos vivos, nada de explicação gratuita, isso é o mais divertido de A Maldição: Despertar dos Mortos.
A produção tem um cuidado bastante certeiro em relação a direção das cenas de ação, coreografando lutas bastante chamativas. Já o uso dos efeitos são em determinado momentos, duvidosos, chama atenção pelo excesso, apesar disso, o filme consegue ser envolvente na maior parte do tempo.
Sobre os personagens é possível afirmar a qualidade na escolha do elenco, porque o filme consegue transmitir o perigo a ponto do público se importar com cada consequência que pode acontecer aos personagens do filme. No fim, o cinema Sul-Coreano tem mostrado bastante força nas produções de filme, além de serem grandes contadores de histórias, com mentes bastante criativas.
A Maldição: Despertar dos Mortos, tem tudo para ser um sucesso de público e bilheteria, o filme estreia em terroritório brasileiro dia 17 de novembro.
por Daniel Guimaraes