A professora e ilustradora paulistana Verônica Berta, lançou em setembro deste ano, o quadrinho online Princesa de Areia, na qual ela disponível toda semana uma página da HQ em suas redes sociais e também pelo Whatsapp e agora a quadrinista está preparando para lançar sua versão impressa nos próximos eventos que acontecerão na cidade na cidade de São Paulo, que serão a Butantã Gibicon, que acontece nos dias 25 a 27 de novembro e no maior festival de cultura pop do mundo, a CCXP, que ocorre entre os dias 1º a 4 de dezembro.
A HQ é inspirada no realismo mágico e trata de questões que afetam a maneira como pessoas, principalmente mulheres, se relacionam afetivamente. Surgiu a partir de conversas e leituras, percebeu que muita gente sente necessidade de validação externa para ser capaz de construir sua auto estima e deseja profundamente realizar o sonho do amor romântico.
Essas demandas que poderiam ser levadas à dependência emocional, e, no limite, prendê-las em relacionamentos abusivos. Sob um ponto de vista mais amplo, no caso das mulheres, também facilitariam que elas permaneçam sendo vistas socialmente como objetos de desejo em vez de sujeitos “desejantes”. Então, Verônica juntou essas ideias, e deu inicio às três histórias que compõem a publicação.
A trama é sobre uma mulher dominada pela própria insegurança, nadadoras em uma competição molhada – ou nem tanto – e uma princesa incompleta que vive num castelo de areia. São histórias que, de maneira metafórica, colocam em evidência formas de pensar que são muitas vezes naturalizadas, apesar de autodestrutivas.
Verônica estará todos os dias da CCXP na mesa H43 e na Butantã Gibicon, lançando seu quadrinho e conversando mais sobre essa história que gera crise de ansiedade em muitas mulheres. As histórias podem serem lidas na íntegra através de seu Twitter e Instagram, e a versão impressa contará com 20 páginas no formato 14,8x21cm e o valor de capa é de R$ 20 reais.
Para conhecer mais os trabalhos da artista, acesse os endereços abaixo: