Em uma época diferente de sua realização habitual a Festa Literária Internacional de Paraty está prestes há completar duas décadas em 2023, levando o melhor e mais promissor da literatura nacional e internacional, em dias cheios de arte, cultura e muita leitura pela charmosa e cativante cidade histórica de Paraty.
A maior festa literária da América Latina traz em 2022 uma programação extensa e imersiva, para que toda família adentra ao universo literário e se conecte em uma profunda transformação envolto das mesas, painéis, oficinas e saraus que emergem no interior e transborda com veemência nas perspectivas de vida de cada indivíduo.
A FLIP como em todo ano – até nas edições das quais foram on-line – homenagem uma persona célebre na cena da sexta arte. Este ano não será diferente, e a grande homenageada é a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que é considerada a primeira romancista negra do Brasil, tendo como referência seu livro Úrsula, considerado o arauto do romance abolicionista do país. Além de Annie Ernaux, autora que acabou de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, entre outros distintos e dessemelhantes escritores, autores e poetas que irão trazer diversidade e arte para essa festa literária.
A festa ainda traz grandes nomes da cena literária, com debates e engajados, envolventes e categóricos, despertando o anseio inerente de entrega ao longo dos cinco dias. Em uma integração conexa a uma programação de plena sinergia com a arte, a cultura e a cidadania, em uma ânsia de construir novos caminhos e maneiras de obter conhecimento e reafirmar quão grandiosa nossa cultura é, mostrando para o mundo, de forma sutil, precisa e insinuante.
A FLIP 2022 acontece entre os dias 23 a 27 de novembro, no centro histórico de Paraty, com programações gratuitas e outras pagas. O evento este ano tem curadoria de um coletivo e fora do eixo Rio-SP, representando as discrepâncias e somando a cultura, a jornalista gaúcha Fernanda Bastos, professora da UFBA Milena Britto e professor paulista que trabalha na Universidade de Princeton, Pedro Meira Monteiro, fazendo a tutoria.