A produção da Netflix, Pinocchio, do cineasta mexicano Guillermo del Toro, é uma nova versão do clássico conto de 1883 do escritor italiano italiano Carlo Collodi. Mostrando um boneco de madeira que quer ser menino de verdade, mas terá um difícil missão para se encaixar na sociedade, aprendendo o certo e o errado, sendo de importância para da construção de sua consciência. O filme foi todo produzido em stop motion, e transpassa amor e emoção, nos personagens em cada cena. Além das referências históricas do cotidiano da época.
Uma animação perfeita para toda a família assistir, pois mostra o significado de ser bom e verdadeiro sempre e que a família, mesmo que não seja de sangue, é o bem mais precioso que levaremos para toda a vida.
Pinocchio está disponível no streaming da Netflix e diferente como a live-action animada da Disney, tem um desenrolar da história mais afiado e preciso, sem haver cortes brutos e cenas inacabadas, deixando um vazio no meio do filme. Guillermo soube amarrar a história, deixando a sua origem, mas colocando o seu ponto de vista.
A animação musical em stop motion, de gênero fantasia sombria, foi dirigida por Guillermo del Toro e Mark Gustafson. Baseada no livro As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi, conta com Gregory Mann, Ewan McGregor, David Bradley, Finn Wolfhard, Cate Blanchett, John Turturro, Ron Perlman, Tim Blake Nelson, Burn Gorman, Christoph Waltz e Tilda Swinton no elenco.
Pinocchio teve sua estreia mundial no BFI London Film Festival em 15 de outubro de 2022. Foi lançado em cinemas selecionados em 9 de novembro de 2022 e em streaming no dia 9 de dezembro, pela Netflix. Desde então, o filme vem sendo bem elogiado pelos críticos que elogiaram a direção de Del Toro e Gustafson, a animação, a trilha sonora e a dublagem.