Quadrinistas brasileiros lançam projeto em apoio à cultura que visa incentivar à leitura no país

14082021093129-Dia-nacion

Um grupo de quadrinistas brasileiros, criou o Comitê Quadrinhos com Lula, que visa propor apoio ao presidente eleito Lula da Silva, através do documento elaborado com dados e propostas para o setor.

O projeto já foi entregue ao senador Humberto Costa e ao ex-governador do Ceará, Camilo Santana, em setembro de 2022, escrito à várias mãos, aborda o mercado dos quadrinhos, sua participação na economia criativa, na Educação, aborda as Gibitecas e Bibliotecas e avalia o papel que o Estado pode assumir em apoio ao setor.

entrega

Os quadrinistas Fábio Paiva, André Queiroz e Rogério de Campos utilizaram suas redes sociais, para mobilização do manifesto, assim fazendo que o documento circulasse pela internet e assim o documento teve uma adesão de 252 assinaturas de várias regiões do país. O manifesto tem o proposito de ser entregue ao presidente Lula, na qual são solicitadas 13 propostas visando abordar diversas áreas da cultura, além de reforçar a união dos profissionais do mercado de quadrinhos nacionais.

f960x540-87394-161469-0

Os signatários são profissionais, artistas, entusiastas e propagadores culturais, que trabalham com arte, poesia, coragem e esperança. As Histórias em Quadrinhos fazem parte do Brasil, e ajudam a espalhar ideias abolicionista e republicanas através de artistas como Angelo Agostini, participaram da resistência à ditadura com Henfil e Laerte, alcançaram os quatro cantos do país com Mauricio de Sousa e Ziraldo, e encantam o mundo com Marcelo Quintanilha e Marcelo D ́Salete.

hqs-decada

Todas as propostas visa o incentivo à leitura através dos gibis e levar entretenimento e educação para a população brasileira, que nos últimos anos foi arrancada de todos a força sem nenhuma explicação, nos deixando cada vez mais longe desse meio, já que muitas bibliotecas e livrarias foram fechadas pelo escasso e valor que o governo atual deu à educação.

2

Por isso esse projeto propõe reforçar os quadrinhos na educação, apoiando desde a a alfabetização, ampliando a relação com a arte, estimulando o aprendizado dos componentes de ciências humanas, como história e filosofia, para que possa criar um ambiente leve e divertido para discussão de direitos humanos, cultura de paz e tolerância, incentivar a criatividade e trazer outras inúmeras contribuições.

00359076

Os quadrinhos tem o objetivo, e isso é proposto por muitos pesquisadores que estudam as HQs. Ao todo são 414 registros de trabalhos realizados entre 2017 e 2022, e nos registros de anos anteriores, há mais de 1.200 trabalhos nos registros da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

lula-quadrinhos-ricardostuckert-08

Os quadrinhos nas pesquisas acadêmicas reforçam ainda mais a importância cultural, trazendo a possibilidade de êxito na relação entre HQs e escolas, mas há poucas escolas que utilizam dos quadrinhos nas salas de aulas, além de muitas escolas não possuem biblioteca e muitas das que possuem não têm acervo de quadrinhos.

00123566

Com isso, esse projeto dará mais apoio as gibitecas, que são espaços que propõem encontros, cursos e discussões, incentivam a leitura e estimulam novos profissionais de quadrinhos, assim estimular o setor, para que muitos brasileiros possam ter acesso, por isso além de promover as gibitecas em funcionamento como de Curitiba (PR), de Santos (SP) e a Gibiteca Henfil (PB), que estão em plena atividade, mas também para que possa expandir ainda mais, montando mais gibitecas e bibliotecas, para assim incentivar às escolas oferecer os quadrinhos como base na alfabetização dos estudantes.

00359081

Afinal, as escolas, bibliotecas e gibitecas são equipamentos públicos, que apoiadas são apoiadas em seu funcionamento pelo Estado, que nesse caso reconhece a importância desses espaços, apesar de termos pouquíssimas gibitecas no país. Então esse projeto tem o objetivo de utilizar os quadrinhos em prol da diversidade cultural, formação de leitores e da retomada desses espaços que se encontram precários entre as mais diversas comunidades.

Acesse o Manifesto clicando AQUI;

por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s